EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

26/10/2020

Novos livros na estante - Ler +



Reinou sem ser rei
O Marquês de Pombal

"Em Lisboa está quase tudo por terra... E por acrésimo de infelidade o fogo onsumiu uma grande parte da  cidade. O nosso palácio ficou meio em ruínas e o que restou ardeu quase tudo o que tinha dentro [...]. Perdoai-me, minha querida mãe, não vos dizer mais, mas o estado e a confusão não me deixam tempo [...]. Há desgraças horríveis e a desolação é geral. Peço-vos muito humildemente para rezares por todos nós e que nos poupe, se essa for a sua vontade."

A rainha Mariana Vitória não tinha outras palavras para desrever a desgraça que acabara de acontecer. Era sábado, dia de Todos os Santos, mais presisamente 1 de Novembro de 1755. A terra começou a tremer entre as nove e as dez da manhã e, pouco tempo depois, o mar entrou Lisboa adentro levando tudo à frente.
O  próprio rei D. José I estava em choque e não sabia o que fazer. Valeu-lhe um dos seus homens de confiança, que, no meio de tanta confusão, deixou a família para o apoiar. Chamava-se Sebastião José de Carvalho e Melo e era o secretário dos Negócios Estrangeiros.





SINOPSE

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 9º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

Imagina que a tua sombra descola dos teus pés e vai à vida. Que situação mais desagradável para ti, sem sombra por companhia. Mas, tempos depois, ela volta. Ganhou corpo e propõe-te um contrato escandaloso. Estarias tu na disposição de trocar de papéis com ela, para passares a ser tu a sombra da tua antiga sombra? Ainda por cima, arrebata-te a tua paixão secreta. Ai que isto não fica assim! Está-se mesmo a ver que vai tudo acabar em duelo e dos renhidos...