EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

02/10/2020

Instrumentos musicais e tradicionais do Mundo





O mundo da música é um caleidoscópio de sons. Com a maior parte dos instrumentos é facil ver como se formam os vários tipos de som.

É evidente  que o soprar de uma flauta produz um som completamente diferente do rufar de um tambor. Mas não é necessário observar as pessoas a tocar para se diferenciar uma flauta de um tambor, ou de qualquer outro instrumento, pois os sons reconhecem-se logo. 

O tocar um instrumento faz com que parte dele vibre rapidamente. A vibração produz ondas sonoras no ar, e estas chegam até aos nossos ouvidos.. As ondas são pequenas, mas provocam mudanças rápidas na pressão atmosférica numa proporção igual à da vibração do instrumento. 

A onda sonora de cada instrumento provoca o seu próprio tipo de mudanças de pressão. Estas podem-se representar por meio de linhas curvas ou quebradas a que se chama tipos de ondas (direita). Cada tipo de onda é criado por determinado padrão de vibração de um instrumento. O som da música faz com que a nossa membrana do tímpano vibre da mesma forma que os instrumentos que estão a ser tocados, o que nos permite identificá-.los.

(in, "Música" Enciclopédia Visual)