EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

06/10/2020

Implantação da República


 Em Outubro de 1910, depois de vários meses de preparação, houve uma revolução em Lisboa e desta vez com êxito. Às 9 horas da manhã do dia 5 de Outubro proclamava-se a República na varanda da Câmara Municipal de Lisboa. Saíram milhares de pessoas para a rua a festejar, a notícia espalhou-se rapidamente pelo país e a mudança tornou-se um facto consumado.

As leis do novo regime aboliram os privilégios por nascimento e procuraram maior liberdade e mais justiça social.

A Républica permite que qualquer português que se distinga pelas sua qualidades e seja eleito, se torne Presidente da República. 

Uma mudança tão profunda - da Monarquia à República - exigia que se escolhesse outra bandeira nacional.



O republicanos quiseram deixar claro que o facto de terem implantado um novo regime não significava uma ruptura com a História de Portugal. Muito pelo contrário,. a construção do país fora longa, passara por muitas etapas e esta era mais uma que representava progresso.

Por isso escolheram o dia 1 de Dezembro, data em que se comemora a Restauração da Independência, para ser também o dia da bandeira nacional.

 Assim, a 1 de Dezembro de 1910, organizou-se um belo cortejo em Lisboa. Apesar do mau tempo e da chuva miudinha que caiu sem cessar, a população saiu à rua para festejar a nova bandeira verde e vermelha que flutuava nos mastros, novinha em folha.


in, "Abandeira e o Hino- símbolos de Portugal", Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada