EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

27/10/2020

Dia das Bruxas /Halloween

Abracadabra... há uma bruxa na biblioteca que mete medo ao susto!



E há livros de feitiços e histórias de arrepiar. .. passatempos e palavras cruzadas sobre o tema.

E se fosses feiticeiro(a), o que farias?  Conta-nos tudo!



Neste Halloween, vais ter de usar a tua máscara de proteção. Então, porque não torná-la assustadoramente divertida? Nós damos-te ideias.

(sugestão da revista Visão Júnior)


O Dia das Bruxas, ou Halloween, é celebrado anualmente na noite de 31 de outubro. Neste dia, as crianças mascaram-se com visuais assustadores e percorrem as ruas em grupo, batendo de porta em porta a pedir guloseimas às pessoas.

Quando a porta abre devem dizer "doçura ou diabrura?". Se as pessoas não lhes derem doces ou guloseimas, as crianças têm permissão para fazer uma travessura.

A origem do Dia das Bruxas

il. Carolina Farias

O Dia das Bruxas é uma celebração pagã, que surgiu há mais de dois mil anos. Teve origem com o povo celta, que festejava no seu calendário o fim do verão, o início do Ano Novo e as boas colheitas do ano. A comemoração original chamava-se Samhain, que significa "fim de verão".

 Anos depois, no Reino Unido, a data passou a marcar o Dia de Todos os Santos, daí ter surgido o nome Halloween, pois este resulta da junção dos termos hallow, que significa "santo", e eve, que significa "véspera".

Portugal não tem uma tradição tão forte neste dia como os Estados Unidos e o Reino Unido, mas também se celebra o Halloween no nosso país, sobretudo pelas crianças e jovens, que saem às ruas para fazer travessuras.

Fonte: Calendarr.com