EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

02/10/2020

Dia Mundial da Música

 O Dia Mundial da Música celebra-se todos os anos a 1 de outubro.

"Antes do aparecimento da escrita, o canto, a dança e a música em geral eram já extraordinários meios de transmissão das crenças e saberes, veículos de instrução, instrumentos da religião, antídotos contra o medo da guerra, a melhor forma de comunicar com as divindades ou de transmitir de geração em geração histórias e experiências.



Nos primeiros mil e quinhentos anos do Cristianismo,  as culturas musicais do Ocidente e do Oriente seguiram caminhos diferentes. No Ocidente, a igreja desenvolveu uma cultura musical sacra que dominou por completo a música profana.




Na Índia, China e Japão formaram-se e consolidaram-se tradições musicais com forte identidade, em muitos casos ligadas aos géneros de representação teatral.

No final do século XV iniciou-se, na Europa, a história da música moderna, que ecoava na corte graças à crescente especialização dos autores e dos executantes. Nasceu o melodrama e, com o Barroco, a música conheceu a linguagem da exuberância e da fantasia, à qual está intimam ente ligada a personalidade de Johann Sebastian Bach.

(in "A história da música", Porto Editora)


Johann Sebastian Bach foi o mais importante compositor de uma longa dinastia de músicos, tornando-se, já após a sua morte, no músico mais reconhecido e popular do período Barroco.

 Iniciou a carreira como organista, vindo a servir dois dos grandes duques de Weimar. No ano de 1717 ocupou o cargo de mestre-capela do príncipe Leopoldo, na corte de Cöthen, e em 1723 mudou-se a título definitivo para Leipzig, onde assumiu as funções de director musical do Coro da Escola de São Tomás e do Collegium Musicum da Universidade. 

Nessa qualidade, era responsável pela produção musical das cinco igrejas mais emblemáticas da cidade. Durante esse último período, e dado o elevado estatuto que alcançou, teve a oportunidade de publicar muitas das suas obras de juventude. 



Após a sua morte, a sua música sofreu um período de alguma negligência mas um século depois passou a fazer parte dos mais diversos programas de concerto. Hoje em dia, Bach permanece como um dos maiores compositores de todos os tempos e um dos mais interpretados e gravados. A sua extensa obra é catalogada com a abreviatura BWV (Bach-Werke-Verzeichnis), cuja ordem sequencial corresponde aos diferentes géneros musicais organizados cronologicamente.