EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

16/10/2020

Dia Mundial da Alimentação - Bem Comer Bem Viver



A dieta mediterrânica 

Património da Humanidade



"A dieta mediterrânea é um conjunto de competências, práticas e tradições relacionadas com a alimentação humana, que vão da terra à mesa, abarcando as culturas, as colheitas e a pesca, assim como a conservação, transformação e preparação dos alimentos e, em particular, o seu consumo.

O modelo nutricional desta dieta, permaneceu constante através do tempo e do espaço, os ingredientes principais são o azeite da oliveira, os cereais, as frutas e verduras frescas ou secas, uma proporção moderada de carne, peixe e produtos lácteos, abundantes condimentos e cujo consumo à mesa é acompanhado de vinho ou infusões, respeitando sempre as crenças de cada comunidade."

Fonte: UNESCO



É fundamental o combate ao desperdício!

No mundo ocidental comemos muito, comemos mal, e desperdiçamos muita comida. Nada de muito surpreendente: este é apenas mais um fenómeno próprio de uma sociedade que, sendo de consumo, é também de desperdício. No entanto, o desperdício alimentar tem merecido uma atenção especial nos últimos tempos. É que, além do gasto inútil de recursos ambientais e económicos associado a qualquer forma de desperdício, no caso do desperdício alimentar somos ainda interpelados de um ponto de vista moral: o facto de milhões de toneladas de alimentos serem lançadas ao lixo anualmente, num mundo onde um sexto da população mundial passa fome, dificilmente nos pode deixar indiferentes. 

in "Do campo ao garfo" - O desperdício alimentar em Portugal
Texto integral aqui



Pequenas acções que podem contribuir para evitar o desperdício: 

Não encher muito o prato de cada vez que alguém se serve.

Garantir que não fica comida no prato.

Aproveitar as sobras para fazer novas refeições ou transformando-as.

Compreender que não só a comida, como o dinheiro, não caem do céu, e que há muitas pessoas que passam fome.