30/10/2020
"Vincent" - Curta Metragem de Tim Burton
O Pão por Deus - o Doçura ou Travessura português
O Pão por Deus é uma tradição antiga e muito semelhante ao dia das Bruxas ou Halloween (dos países anglo-saxónicos), no qual as crianças batem às portas pedindo doces ou travessuras (trick or treat).
Reza a história que o Pão por Deus tem raízes num ritual pagão do século XV que foi cimentado um ano depois do terramoto de 1755. Nesse dia, 1 de novembro, a população mais pobre de Lisboa terá aproveitado para sair às ruas e bater à porta dos mais afortunados e, assim, mitigar um pouco a fome.
No dia 1 de novembro, Dia de Todos-os-Santos em Portugal, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos grupos para pedir o Pão por Deus (ou o bolinho) de porta em porta.
A senhora que está lá dentro
Sentada num banquinho
Faz favor de s’alevantar
Para vir dar um tostãozinho.
A resposta nas casas em que são ofertados doces:
Esta casa cheira a broa,
Aqui mora gente boa.
Esta casa cheira a vinho,
Aqui mora um santinho.
E a resposta para quem não os dá:
Esta casa cheira a alho
Aqui mora um espantalho.
Esta casa cheira a unto
Aqui mora algum defunto!
(Biblioteca D. Maria II)
A tradição no Algarve
Por altura do dia de “Todos os Santos”, no início de Novembro, que anuncia um ciclo de festividades ligado ao Culto dos Mortos, era tradição por todo o Algarve confeccionarem-se os figos-cheios, bombons de figo e estrelas de figo, por vezes chamados de “Santos”.
O figo e a amêndoa, terminada a época da apanha, eram os ingredientes principais destas iguarias que eram oferecidas a familiares e amigos, degustadas no dia de todos os Santos e Dia dos Finados com um cálice de aguardente, ou oferecidas à criançada que no dia 1 de Novembro batia de porta em porta com um saco de pano ou uma cestinha a pedir “pelos Santos” ou pelas alminhas.
29/10/2020
Formação de Utilizadores
27/10/2020
Novos livros na estante
Novos livros na estante
"Neste exercício literário sob a aparência de texto teatral, a reflexão bem-humorada explica muitos dos fatores da convivialidade africana em território europeu.
Estamos perante um exercício puro de ficção e de liberdade: o autor dá voz aos africanos que vivem e viveram em Portugal, de um modo arejado e digno. O lado humano dos personagens africanos sobrepõe-se às suas nacionalidades, mas não aos seus costumes. Ondjaki deu-nos um texto cómico e sério, como se fosse um simples abraço a todos os que celebram a língua portuguesa de cada um."
Abderrahmane Ualibo
jornalista e poeta
"O "Livro de Desassossego" não ´é um livro. Este paradoxo é mais um dos muitos que percorrem a obra de Pessoa ou, se quisermos, será um oximoro: o Livro é um livro que não é livro."
Nuno Júdice, in Prefácio
Dia das Bruxas /Halloween
O Dia das Bruxas, ou Halloween, é celebrado anualmente na noite de 31 de outubro. Neste dia, as crianças mascaram-se com visuais assustadores e percorrem as ruas em grupo, batendo de porta em porta a pedir guloseimas às pessoas.
Quando a porta abre devem dizer "doçura ou diabrura?". Se as pessoas não lhes derem doces ou guloseimas, as crianças têm permissão para fazer uma travessura.
A origem do Dia das Bruxas
![]() |
il. Carolina Farias |
O Dia das Bruxas é uma celebração pagã, que surgiu há mais
de dois mil anos. Teve origem com o povo celta, que festejava no seu calendário
o fim do verão, o início do Ano Novo e as boas colheitas do ano. A comemoração
original chamava-se Samhain, que significa "fim de verão".
Portugal não tem uma tradição tão forte neste dia como os Estados Unidos e o Reino Unido, mas também se celebra o Halloween no nosso país, sobretudo pelas crianças e jovens, que saem às ruas para fazer travessuras.
Fonte: Calendarr.com
"Outubro Rosa"
.O Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família - GAAF, distribuiu lacinhos rosa pela comunidade escolar.
Ler para Crescer
Filosofia para Crianças
Aula de Filosofia para os alunos do 1º ano com a professora Ana Lúcia Gomes.
"O ensino da Filosofia para crianças tem como função estimular desde cedo as habilidades cognitivas e de argumentação dos alunos."
26/10/2020
Desporto Escolar - Atividades naúticas
Da janela da biblioteca assistimos à secção de incentivo do Grupo da equipa de Vela e Canoagem do Agrupamento, à prática das modalidades. Uma oferta do Desporto Escolar.
Novos livros na estante - Ler +
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 9º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.
Imagina que a tua sombra descola dos teus pés e vai à vida. Que situação mais desagradável para ti, sem sombra por companhia. Mas, tempos depois, ela volta. Ganhou corpo e propõe-te um contrato escandaloso. Estarias tu na disposição de trocar de papéis com ela, para passares a ser tu a sombra da tua antiga sombra? Ainda por cima, arrebata-te a tua paixão secreta. Ai que isto não fica assim! Está-se mesmo a ver que vai tudo acabar em duelo e dos renhidos...
22/10/2020
Novo livro na estante
Textos de crianças para crianças
20/10/2020
19/10/2020
Oferta de Livros - Agradecimento
A Biblioteca Escolar agradece à mãe e filha, respetivamente, professora Ana Cabrita e Rita, a generosa doação de livros que vem enriquecer, e muito, a nossa oferta de leitura infanto-juvenil.
16/10/2020
Dia Mundial da Alimentação - GAAF
Dia Mundial da Alimentação - Bem Comer Bem Viver
13/10/2020
Novo livro na estante
Jorge Amado escreveu este livro em 1948 para o seu filho João Jorge, quando este completou um ano de idade. O texto andou perdido, e só em 1978 conheceu a sua primeira edição, depois de ter sido recuperado pelo seu filho e levado a Carybé para ilustrar. Com ilustrações belíssimas, para um belíssimo texto, a história de amor do Gato Malhado e da Andorinha Sinhá continua a correr mundo fazendo as delícias de leitores de todas as idades.
-
A Restauração da Independência é um feriado comemorado em Portugal anualmente no dia 1 de Dezembro, para assinalar a recuperação da ind...
-
O que aconteceu no dia 25 de Abril de 1974? Nesse dia, militares do MFA (Movimento da Forças Armadas), descontentes com a governação...
-
Tendo em conta a situação económica que vivemos atualmente e a sociedade consumista em que nos inserimos, achou-se por bem, este ano pass...