EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

26/11/2019

Eliminação da Violência contra a Mulher

A biblioteca organizou uma exposição de cartazes alusivos ao tema alertando para a desigualdade de género e outras formas de violência.




Em 1999, a assembleia-geral da ONU designou o dia 25 de Novembro o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, exortando governos, organizações não-governamentais, associações internacionais e locais a organizarem campanhas e actividades de combate ao flagelo. 

Na origem desta data está a luta das três irmãs Mirabal da Républica Dominicana, em 1960, contra a violência de que foram todas vítimas.


A Declaração para a Eliminação da Violência contra as mulheres, no seu artigo 1º, define a violência contra as mulheres como:


"todo o ato de violência baseado na discriminação do sexo feminino, que tenha, ou possa ter, como resultado um dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico para a mulher, assim como ameaças, coerção ou privação arbitrária da liberdade, tanto na visa pública como na vida privada".




Em Portugal e no mundo, todos os dias, inúmeras mulheres e raparigas são vítimas de algum tipo de violência. Muitas vezes são privadas dos seus direitos e não conseguem aceder ao apoio de que necessitam para se defenderem e ultrapassar as consequências deixadas pela violência.


.