EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

09/11/2018

Autoras do Mês



Ana Maria Magalhães  
Isabel Alçada




Ana Maria Magalhães nasceu em Lisboa a 14 de abril de 1946. Iniciou a atividade docente como professora de História de Portugal em 1969, em Moçambique. Estreou-se como escritora de livros infanto-juvenis em 1982.

Isabel Alçada nasceu a 29 de maio de 1950. Em 1976 optou por seguir carreira como professora de Português e História. Estreou-se com escritora de livros infanto-juvenis em 1982.

Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada conheceram-se à porta da Escola Fernando Pessoa e tornaram-se amigas, pois tinham muitas coisas em comum, nomeadamente infâncias felizes, com muitos primos, brincadeiras e atividades extra-curriculares.
Seis anos depois, as duas professoras escreveram o seu primeiro livro a quatro mãos: Uma Aventura na Cidade. As aventuras das gémeas Teresa e Luísa, e dos amigos Pedro, Chico, João, e os cães Caracol e Faial, já soma 60 livros. E originou uma série de televisão e um filme. 
Para criar as histórias, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada já viajaram bastante, tendo ido, por exemplo, ao deserto do Sara, a Cabo Verde, a França ou a Macau, entre muitos outros sítios. Ao longo destas três décadas, as autoras escreveram muitos outros livros, alguns sobre história de Portugal, outros sobre temas de ficção. 
Na biblioteca encontras muitos livros das escritoras. Podes requisitá-los para ler em casa.