EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

02/11/2021

Día de los Muertos



Exposição de trabalhos dos alunos do 7ºC na disciplina de Espanhol, coordenada pela professora Isabel Agostinho.




 

Uma celebração da vida e da morte 

Este dia é um dos mais importantes para os Mexicanos! Estas festas são marcadas por um misto de alegria e tristeza e são festejadas com uma parada anual.

O Dia de los Muertos consiste numa celebração de origem indígena, que honra os mortos, começando no dia 31 de outubro e prolongando até ao dia 2 de novembro.

As celebrações do Dia de los Muertos coincidem com o Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos, que são tradições católicas.

Mas…não é só no México que se celebra esta data cientista! Também é celebrada em outros países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos, onde a população mexicana é numerosa.

 A UNESCO declarou o Dia de los Muertos como Património Imaterial da Humanidade.

 Segundo a crença popular …

Os mortos têm permissão divina para visitar os seus parentes e amigos. Por esse motivo, as pessoas enfeitam as suas casas com flores, velas e incensos, e preparam as comidas preferidas daqueles que já partiram, de forma a puderem recebê-los da melhor maneira. Também fazem máscaras em forma de caveira e mascaram-se de esqueletos!

 

 Curiosidades:

Em algumas localidades, existe um ritual em que a família segue numa procissão até ao cemitério, retira o morto da cova (quando são só os ossos) e limpam-no.

O Dia de Mortos no México tem um quê de Carnaval e de Natal ao mesmo tempo.

É comum levar caveirinhas feitas de açúcar.

Os altares são feitos da flor de cempasúchil.

(Science4you)