Durante o mês de outubro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro
desafiou a comunidade a juntar-se ao movimento “Outubro Rosa”.
O GAAF- Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família convidou a comunidade escolar a associar-se à iniciativa. A BIBLIOTECA envolveu-se neste propósito e prestou a sua colaboração e incentivo.
O cartaz, no átrio da escola, foi-se compondo ao longo do mês com frases conscienciosas criadas pelos alunos.
É importante falar do cancro de mama porque é o cancro mais comum na mulher portuguesa (mais de 7.000 em 2020, Tendo impacto na pessoa diagnosticada mas também na sua família e amigos.
A taxa de sobrevivência tem aumentado, contudo, em 2020 morreram cerca de 1.864 mulheres com cancro da mama em Portugal.
Os estilos de vida saudáveis (alimentação saudável, prática de exercício físico) são fatores protetores do cancro da mama;
A prevenção secundária salva vidas pelo que é importante continuar a sensibilizar para a adesão ao rastreio do cancro da mama;
A pandemia teve como efeito colateral a interrupção do rastreio do cancro da mama, acarretando graves implicações no presente e no futuro.
O movimento conhecido por “Outubro Rosa” (Pink October) nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90 do século passado, com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama.
(Liga Portuguesa Contra o Cancro)