EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

07/05/2021

"Os Afetos" - exposição





 Encontram-se em exposição no átrio da escola os amorosos e divertidos Lenços dos Namorados, criados nas aulas de Pintura pelos alunos do 7º ano, turmas C,D e E. 
Coordenação da professora Conceição Carinhas e colaboração da professora Elisabete Tomás, docente de língua Portuguesa. 



"Muito antes da tecnologia ter tomado conta das nossas vidas facilitando (ou complicando?) as relações amorosas e conectando pessoas de todo o mundo, as declarações de amor das mulheres minhotas era feita com bordados. 

Fabricados a partir de um pano de linho ou de algodão com motivos variados, o lenço dos namorados, também conhecido por lenço dos pedidos, é uma peça de artesanato e vestuário típico do Minho.

Acredita-se que a origem do lenço dos namorados remonta aos séculos XVII ou XVIII, quando as senhoras nobres bordavam para passar o tempo. Pouco a pouco, foram sendo adaptados pelas mulheres do povo, dando-lhe um aspeto mais popular.Os lenços representavam o sentimento da rapariga em relação ao rapaz, onde ela bordava pequenos versos de amor e vários desenhos, alguns padronizados e com simbologias próprias. É frequente encontrar erros ortográficos nos lenços, fruto da iliteracia das bordadeiras da época.

As bordadeiras mantêm a tradição dos erros ortográficos."