A Biodiversidade diz respeito à variedade de formas vivas que existem no nosso planeta, desde micro-organismos até grandes plantas e animais.
Está relacionada também com a variedade genética encontrada e com os ecossistemas que nos rodeiam.
Na natureza tudo está interligado e cada um de nós depende dela. O oxigénio, a água, os alimentos, os medicamentos, as matérias-primas, o petróleo, o carvão, a camada de ozono, tudo isto é-nos dado pela biodiversidade.
Com o mote “Somos parte da solução”, o Dia Internacional da Biodiversidade (ou Diversidade Biológica) lembra-nos que a biodiversidade tem a resposta para os vários desafios que o desenvolvimento sustentável nos coloca, enquanto indivíduos e sociedade.
Para, em 2050, se atingir o objetivo de vivermos em harmonia com a Natureza, temos de compreender que somos parte dela e que está nas nossas mãos agir para travar a perda de biodiversidade, a todos os níveis. Com efeito, a biodiversidade engloba quer a variabilidade entre os organismos vivos, quer os ecossistemas terrestres e aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte; bem como a diversidade dentro de cada espécie, entre as espécies e a dos ecossistemas.
Será, e sempre foi, essa diversidade de genes, de espécies e de ecossistemas que nos permitirá:
- descobrir novos medicamentos;
- encontrar culturas agrícolas mais adaptadas às alterações climáticas;
- termos uma floresta mais diversa e resiliente aos incêndios;
- obter novas matérias primas;
- conseguirmos combustíveis menos poluentes;
- um crescimento mais verde e amigo do ambiente!
A pandemia de COVID-19 veio reforçar a ideia de que dependemos da natureza e que, ao ameaçá-la, colocamos também em risco a vida humana. Apenas garantindo o equilíbrio dos ecossistemas se pode assegurar a sobrevivência da nossa espécie e um desenvolvimento sustentado que permita às próximas gerações resolver novos problemas ambientais que se coloquem.
O Dia Internacional da Biodiversidade é celebrado no dia 22 de maio. Esta data visa alertar a população para a necessidade e a importância da preservação da diversidade biológica.
Esta comemoração foi proclamada pelas Nações Unidas a 22 de maio, porque foi nesta data que se adotou o texto final da Convenção da Diversidade Biológica, em 1992.