EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

05/05/2021

Dia Mundial da Língua Portuguesa - 5 de Maio


O Dia Mundial da Língua Portuguesa comemora-se a 5 de maio, tendo sido celebrado, pela primeira vez, em 2020, após consagração pela UNESCO em novembro de 2019.

No presente ano, a comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa procura constituir um meio de celebração da Língua e da sua dimensão crescentemente global, refletindo e dando voz à multiplicidade de vozes que a compõe e que constitui um dos seus traços fundamentais.

Afirmar a Língua Portuguesa enquanto língua global de ciência, cultura, economia, diplomacia e paz é também objetivo da comemoração deste Dia que, como tal, procura envolver diferentes intervenientes e protagonistas destas múltiplas dimensões da Língua Portuguesa. 

(Instituto Camões)



É uma língua falada por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes.

É a língua mais falada no hemisfério sul. 

É a quarta língua mais falada no mundo como língua materna, a seguir ao mandarim, inglês e espanhol (observatório da língua portuguesa).

O português é a língua oficial dos 9 países membros da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe, Timor-leste e em Macau.

Há centenas de comunidades pelo mundo que falam a língua portuguesa.



Algumas das muitas obras de autores lusófonos que existem na biblioteca.