EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

21/02/2020

Dia Internacional da Língua Materna


Laura Alves e Dana Perez

O Olá da Nandhitha 






"Uma língua é o lugar donde se vê o mundo e de ser nela pensamento e sensibilidade.
Da minha língua vê-se o mar. Na minha Língua ouve-se o seu rumor como na de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto. Por isso a voz do mar foi em nós a da nossa inquietação."

Virgílio Ferreira






O mundo tem aproximadamente 6 mil línguas e 43% delas estão sob risco. O dado é da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco.
Neste 21 de fevereiro, a Unesco celebra o Dia Internacional da Língua Materna sob o tema “Línguas Sem Fronteiras”.  Diversidade linguísta está sendo ameaçada com desaparecimento das línguas e falta de acesso à educação no idioma original; o mundo digital abriga menos de 100 línguas e está sendo ameaçado com o desaparecimento das línguas e falta de acesso à educação no idioma original; o mundo digital abriga menos de 100 línguas.
A agência afirma que a diversidade linguística está sendo ameaçada com o desaparecimento de mais e mais línguas. Em todo o mundo, 40% da população não têm acesso à educação no idioma que falam ou entendem.
A transmissão de culturas, tradições e costumes também sofre quando sociedades que abrigam várias línguas deixam de existir. A cada duas semanas, uma língua desaparece levando consigo todo um património histórico-cultural.
Com a globalização, muitos idiomas ficam relegados a segundo plano. E quando uma língua começa a desvanecer, desaparece com ela também a riqueza de culturas e etnias. 
A morte de uma língua enterra ainda formas de pensar, expressões, memórias e oportunidades numa maneira de ver o mundo.

https://news.un.org/pt/story/2020/02/1704811