EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

19/02/2020

Concurso Nacional de Leitura - Apurados


14.ª Edição 

Concurso 
Nacional 
de 
Leitura (CNL)



Alunos apurados para a FASE INTERMUNICIPAL, a realizar dia 28 de abril no Hotel Vila Galé em Tavira.

1º ciclo - Margarida Lopes
               Matilde Agostinho
               Rodrigo Fernandes

2º ciclo - Cláudio Abreu
     
3º ciclo - Rodrigo Veia

Obras a Ler

1º ciclo
"A cidade que queria viver no campo" de Pedro Seromenho

SINOPSE

Ela nasceu casinha. E sempre que a primavera a visitava, o seu regaço florescia.Mas quando as pessoas chegaram, a saia verde que ela vestia começou a transformar-se.
As casas espreguiçaram-se, as ruas alargaram-se e as janelas entreabriram-se com o sopro das histórias que moravam dentro.
Numa das janelas havia um menino que passava as tardes inteiras a conversar com a sua amiga. Até ao dia em que ele teve de partir.

2º ciclo
"Os ciganos" de Sophia de Mello Breyner Andresen, Pedro Sousa Tavares

SINOPSE
Os Ciganos teve início no fragmento de um conto de Sophia de Mello Breyner Andresen localizado no seu espólio na primavera de 2009. Este conto encontrava-se inacabado e Pedro Sousa Tavares, jornalista e neto da escritora, assumiu a responsabilidade de continuar a história.
Ruy vive numa casa com demasiadas regras e muitas rotinas. Um dia, é surpreendido pelo rataplã de um tambor que o desafia a saltar o muro do jardim e a percorrer os campos ao encontro de um acampamento de ciganos. Com eles acaba por ficar e, inspirado pelo espírito indomado de Gela, descobre o prazer de sentir o chão debaixo dos pés, experimentando, enfim, a liberdade pela qual sempre suspirou.
Esta é uma história sobre o irresistível apelo da liberdade e sobre a descoberta do outro e suas diferenças.


3º ciclo
"O Tatuador de Auschwitz" de Heather Morris


SINOPSE
História verídica de um amor em tempo de guerra!
Esta é a história assombrosa do tatuador de Auschwitz e da mulher que conquistou o seu coração - um dos episódios mais extraordinários e inesquecíveis do Holocausto.
Um romance baseado em entrevistas que Heather Morris fez ao longo de diversos anos a Ludwig (Lale) Sokolov, vítima do Holocausto e tatuador em Auschwitz-Birkenau. Uma história de amor e sobrevivência no meio dos horrores de um campo de concentração, que agradará a um vasto universo de leitores, em especial aos que leram A Lista de Schindler e O Rapaz do Pijama às Riscas, e que nos mostra de forma pungente e emocionante como o melhor da natureza humana se revela por vezes nas mais terríveis circunstâncias.

Boas Leituras!

.