EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

18/03/2013

Semana da Leitura com Afonso Dias

O Cantinho da Leitura ampliou, para receber a visita do nosso já conhecido e amigo, animador, contador de histórias e de poesias. Todos os alunos estiveram presentes, à execção  do 9º por se encontrar em viagem de finalistas.
Ao som da viola, Afonso Dias partilhou canções tradicionais e recitou poesias de grandes poetas da nossa língua. Foram momentos animados e com muita participação dos alunos. "Grândola Vila Morena" também marcou presença.


A última sessão, a da despedida, foi na biblioteca. Juntou-se um grupo pequeno de alunos. Para além das brincadeiras com poesias e canções, o Luis partilhou o poema  "Mostrengo" de Fernando Pessoa, e ao som da viola tocada pela Joana, um grupinho de meninos cantou "Zé love Maria", um dos textos que compõem o livro Eu Sei um Segredo, de José Guedes, com ilustrações de Carla Mourão.






O MOSTRENGO

"O mostrengo que está no fim do mar
Na noite de breu ergueu-se a voar;
A roda da nau voou três vezes,
Voou três vezes a chiar,

E disse: «Quem é que ousou entrar
Nas minhas cavernas que não desvendo,
Meus tectos negros do fim do mundo?»
E o homem do leme disse, tremendo:

«El-Rei D. João Segundo!»
«De quem são as velas onde me roço?
De quem as quilhas que vejo e ouço?»
Disse o mostrengo, e rodou três vezes,

Três vezes rodou imundo e grosso.
«Quem vem poder o que só eu posso,
Que moro onde nunca ninguém me visse
E escorro os medos do mar sem fundo?»

E o homem do leme tremeu, e disse:
«El-Rei D. João Segundo!»
Três vezes do leme as mãos ergueu,
Três vezes ao leme as reprendeu,

E disse no fim de tremer três vezes:
«Aqui ao leme sou mais do que eu:
Sou um povo que quer o mar que é teu;
E mais que o mostrengo, que me a alma teme
E roda nas trevas do fim do mundo,
Manda a vontade, que me ata ao leme,
De El-Rei D. João Segundo!»

Fernando Pessoa in "Mensagem"