EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

18/03/2013

"Praia de Monte Gordo" e "Praia da Lota" documentário

Ao longo da Semana da Leitura foram projetados na biblioteca e no átrio da escola, para toda a comunidade escolar, os filmes documentais de Sofia Trincão e Óscar Clemente, co-produzidos pela Associação de Defesa do Património de Cacela (Adrip) e pela produtora andaluza La Balanza PC.
Estes filmes, inéditos, têm estreia prevista para este mês, em festivais internancionais.

 

O filme, de 2006, com cerca de 30 minutos, narra a história do "Deus Me Proteja",a última embarcação tradicional existente na praia de Monte Gordo, e a luta dos pescadores para o salvar da destruição.


"Entretanto, a última lancha de madeira existente em Monte Gordo, cujos últimos dias de faina estão registados no documentário «Praia de Monte Gordo», já conseguiu «estatuto de protecção», sendo evitado o seu abate ao abrigo dos programas comunitários de modernização da frota pesqueira.

A Adrip, associação que co-produziu o documentário, conseguiu, junto da Direcção Geral de Pescas, a sua doação, evitando assim que o seu dono fosse obrigado a demolir a embarcação.
Em cumprimento da lei, este barco não poderá mais voltar a navegar, pelo que a Câmara Municipal de Vila Real decidiu conservá-lo, em homenagem aos pescadores de Monte Gordo.

Planeia-se, neste momento, a sua colocação na rotunda poente do bairro dos pescadores, naquela vila do Sotavento."
Fonte: http://www.barlavento.pt/index.php/noticia?id=13020&tnid=5


O vagabundo do mar

"Sou barco de vela e remo

sou vagabundo do mar.
Não tenho escala marcada
nem hora para chegar:
é tudo conforme o vento,
tudo conforme a maré...
Muitas vezes acontece
largar o rumo tomado
da praia para onde ia...
Foi o vento que virou?
foi o mar que enraiveceu
e não há porto de abrigo?
ou foi a minha vontade
de vagabundo do mar?
Sei lá
Fosse o que fosse
não tenho rota marcada
ando ao sabor da maré.
É, por isso, meus amigos,
que a tempestade da Vida
me apanhou no alto mar.
E agora
queira ou não queira,
cara alegre e braço forte:
estou no meu posto a lutar!
Se for ao fundo acabou-se.
Essas coisas acontecem
aos vagabundos do mar."

Manuel da Fonseca