EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

11/10/2021

Autores do Mês





Charles Perrault (1628-1703) foi um escritor e poeta francês do  século XVII, que estabeleceu as bases para um novo género literário, o conto de fadas,  tendo sido considerado "O Pai da Literatura Infantil".

Charles Perrault

As suas histórias mais conhecidas são: O Capuchinho Vermelho, A Bela Adormecida, O Gato das Botas, A Cinderela, O Barba Azul, O Pequeno Polegar. Contemporâneo de Jean de la Fontaine, Perrault  também foi advogado e exerceu algumas atividades como superintendente do Rei Luís XIV de França. 

A maioria das suas histórias ainda hoje são editadas, traduzidas e distribuídas em diversos meios de comunicação, e adaptadas para várias formas de expressões, como o teatro, o cinema e a televisão.

(Wikipédia)






Irmãos Grimm 


Jacob Grimm e Wilhelm Grimm nasceram em Hanau, Alemanha, no final do século XVIII.

Ambos estudaram Direito, tal como o seu pai, mas depressa se começaram a interessar pela Literatura. Dedicaram-se então à História e à Linguística. A coletânea de contos populares germânicos, que os tornou conhecidos, foi publicada entre 1811 e 1812.

Reconhecidos no mundo inteiro pela qualidade dos contos que produziram desde o começo do século XIX, os irmãos Grimm afirmavam que estavam apenas a escrever, à noite, as histórias que escutavam de camponeses, amigos e parentes durante o dia.

Na maioria dos textos são encontrados personagens como dragões, lobos, monstros, bruxas, entre outras criações folclóricas da população. Provavelmente, histórias trágicas que foram passadas pelo povo aos Grimm, acabaram sendo alteradas para ganharem finais felizes e se tornarem mais leves para a leitura de crianças e adolescentes.

Hans Christian Andersen



Escritor dinamarquês, nascido em 1805 e falecido em 1875, é o autor de contos de fadas mais conhecido mundialmente. Enquanto que as peças de teatro, romances, poemas, livros de viagem e muitas biografias que escreveu só são conhecidos na Dinamarca, os seus "Contos" (1835-1872) encontram-se traduzidos em muitas línguas. Entre os mais famosos destacam-se "O Patinho Feio", "A Sereiazinha" e "A Rainha da Neve".

 Mas, Andersen escreveu mais de 156 contos de fadas, autobiografias, romances, peças de teatro, poesia, relatos de viagem. Toda a sua obra estava direcionada tanto para as crianças como para os adultos. As suas criações são ainda hoje fonte de inspiração e de novas reflexões.

(Porto Editora)


A data de nascimento do escritor, 2 de abril, é hoje em dia utilizada para assinalar o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil e o mais importante prémio literário do mundo do género, atribuído pelo International Board on Books For Young People, tem o seu nome.