EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

30/04/2021

Histórias da Ajudaris


Os alunos do 4º ano da E.B. 1 Manuel Cabanas, orientados pela professora Leontina Caetano, aceitaram o desafio do projeto da Ajudaris e criaram um texto com o tema sugerido para o atual ano letivo:


"Se eu fosse..."

se eu fosse um astronauta exploraria toda a minha galáxia.

Se eu fosse um super-herói salvaria o mundo do mal.

Se eu fosse um cientista poderia encontrar a cura para todas as doenças.

Se eu fosse um animal gostaria de ser sempre amado e respeitado.

Se eu fosse rico doaria o meu dinheiro para fazer escolas, hospitais e jardins.

Se eu fosse um palhaço faria palhaçadas para todos rirem e ficarem mais alegres.

Se eu fosse uma fada abanaria a minha varinha e toda a Terra reluziria.

Se eu fosse o presidente do meu país faria tudo para todos terem uma casa e comida.

Se eu fosse a Paz acabaria rapidamente com todas as guerras.

Se eu fosse o Amor encheria todos os corações de bondade.

Como sou uma criança brinco, estudo, desenho, jogo, descanso e quero divertir-me muito com a minha família e os meus amigos.


O projeto Histórias da Ajudaris afigura-se como inovador, pioneiro e promotor do gosto pela escrita, leitura, arte e cidadania.

 Anualmente, sob a forma de um desafio criativo, a Ajudaris convida crianças e jovens do pré-escolar e dos 1.º e 2.º ciclos de escolas públicas e privadas de todo o país a participarem neste projeto, com a escrita de uma ou mais histórias. 

Todo este processo culmina com a edição anual de uma coletânea de livros temáticos. Este projeto promove a inclusão social através da leitura, da escrita e da arte e, por outro lado, através da venda solidária dos exemplares para a ajuda a famílias e crianças carenciadas.

(ajudaris.org)