EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

30/04/2021

1º de Maio




O Dia do Trabalhador está associado à luta dos trabalhadores de todo o mundo pelos seus direitos laborais. Nesta data especial é prestada homenagem a todas as pessoas que trabalham.

No século XIX o respeito pelos direitos laborais era praticamente inexistente. A sociedade vivia exclusivamente para dormir e trabalhar, sendo que o horário laboral podia mesmo estender-se até às 18 horas por dia.

 “Oito horas de trabalho, oito horas de lazer e oito horas de repouso”. Foi por esta reivindicação que a 1 de maio de 1886, milhares de trabalhadores do estado de Chicago saíram às ruas. Numa altura que os direitos laborais eram consideradas uma miragem, os trabalhadores da então maior cidade dos Estados Unidos anunciaram uma greve geral pelos seus direitos. Na altura o resto do país seguiu-lhe o exemplo. 


O Dia do Trabalhador comemorou-se a nível internacional pela primeira vez em 1890. Foi nessa data que os trabalhadores americanos conquistaram as oito horas de trabalho diárias.

E hoje celebra-se o 1 de maio em quase todo o mundo.

A jornada das oito horas diárias e o descanso ao domingo para os funcionários públicos, tal como para as atividades comerciais e industriais, só foram conquistados e consagrados na Lei portuguesa em 1919.

(observador.pt)




O primeiro 1º de Maio celebrado em Portugal depois do 25 de Abril foi a maior manifestação alguma vez organizada no país. Só na cidade de Lisboa juntaram-se mais de meio milhão de pessoas. Para muitos, foi a forma dos portugueses demonstrarem a sua adesão ao 25 de Abril, que uma semana antes restituía ao país a democracia.