Nesta fase, os alunos que quiseram participar e após escolherem os livros que mais gostaram nas listas apuradas pelas votações nas escolas, a nível nacional, elaboraram a seu gosto, com o apoio da biblioteca, os respetivos cartazes, a fim de publicitar e promover as suas leituras preferidas.
Os trabalhos publicitários, curiosos e expressivos, estiveram expostos à comunidade e espelharam bem o entusiasmo dos participantes.
A biblioteca agradece e felicita a participação nesta iniciativa anual da Visão Júnior e Rede de Bibliotecas escolares. Uma eleição na qual é dada a possibilidade aos jovens de todas as escolas de votar no livro que mais gostam, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real o que constitui um exercício impar de cidadania, valorizando a responsabilidade do ato de votar. Além da importância da promoção da leitura.
Para a Semana da Leitura estavam programadas atividades em torno da promoção dos livros escolhidos, com vista à sua eleição, o que infelizmente não pôde acontecer, pela questão da Pandemia decretada e consequente Estado de Emergência, que deixou em suspenso as atividades presenciais na escola.
No entanto, e apesar do adiamento, a eleição dos livros mais fixes vai mesmo acontecer e já no próximo dia 21 de abril, através do voto eletrónico, e desde casa.
Contamos convosco!