EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

05/03/2020

Autora do Mês - Maria Alberta Menéres




Maria Alberta Menéres nasceu em Vila Nova de Gaia a 25 de agosto de 1930 e morreu a 15 de abril de 2019, em Lisboa.


Poeta e Escritora, Maria Alberta Menéres é autora de mais de 100 livros infantis e juvenis, com merecido destaque para o especialíssimo Ulisses.

Desenvolveu atividades de tradutora de literatura infantil, fez adaptações, dezenas de peças de teatro, para além de uma sólida obra de poesia adulta com 15 livros publicados. 




Licenciada em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras de Lisboa, foi professora do Ensino Técnico, Preparatório e Secundário, nas disciplinas de Língua Portuguesa e História, (de 1965 a 1973). 
De 1974 a 1986 foi autora e produtora de inúmeros programas televisivos para crianças e jovens no Departamento de Programas Infantis e Juvenis da RTP.

Foi Assessora  do Provedor da Justiça, de 1993 a 1998, sendo da sua responsabilidade as primeiras linhas de apoio a Crianças e Idosos.

Dirigiu publicações periódicas especializadas em assuntos sobre a infância e a adolescência.

 Entre as múltiplas atividades foi, também, criadora do conceito, e deu nome ao "Pirilampo Mágico", a convite da Antena 1. Foi autora durante seis anos das letras das canções dessa campanha solidária.

Em 1986 recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças, "pelo conjunto da sua obra literária e a manutenção de um alto nível de qualidade".