EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

08/03/2019

Maria Lamas, Uma mulher do nosso tempo - Exposição

A exposição, organizada pelo MDM - Movimento Democrático das Mulheres, encontra-se patente na nossa escola (átrio e biblioteca) até ao dia 15 de março.

Maria Lamas (Torres Novas, 1893 - 1983) foi jornalista, escritora, tradutora e editora. Uma das mulheres marcantes do séc. XX português.

"Ela continua uma mulher do nosso tempo, pela obra que legou, pela actualidade das suas ideias e pensamento."





"Maria Lamas é uma mulher do nosso tempo e deixa-nos um legado de Conhecimento e de Estudo sobre as mulheres numa diversidade de papéis e contextos. Deixa-nos uma reflexão sobre os diferentes feminismos existentes à época, uma proposta de reflexão e acção da maior actualidade. Na acção destemida, inconformada e comprometida, pugnou pela transformação da vida e da sociedade. Maria Lamas foi uma Mulher de acção. Exemplo de participação sem medo, com uma intervenção cívica e política viva e solidária com as mulheres anónimas, trabalhadoras ou intelectuais, sedenta de melhorar a vida das mulheres, essa “metade feminina do género humano”."
(www.mdm.org.pt)




"Apesar das dificuldades e limitações que lhe têm sido postas, o papel desempenhado pela mulher no desenvolvimento da Humanidade, em todos os campos, tem sido tão grande, tão espantoso, que não deixa lugar para dúvidas acerca da sua força moral, do seu valor como elemento de trabalho, da sua capacidade intelectual e poder de realização."
Maria Lamas