EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

28/03/2019

Ler para Crescer


O projeto de leitura implementado pela Rede de Bibliotecas do Baixo Guadiana trouxe de novo à biblioteca a turma do 2º ano, acompanhada pela professora Leontina.

A história escolhida, "Quando me sinto assustado" de Trace Moroney, foi contada pelas alunas do 8º ano, Laura Alves e Maria Rosa, através da leitura e distribuição de alguns adereços inspiradores. 



"Qualquer um pode ficar assustado com algumas coisas, como, por exemplo com animais perigosos!
Mas existem muitas outras coisas que não são tão assustadoras quanto parecem ser."









Notas para os pais:

A AUTO-ESTIMA É ESSENCIAL
A maior dádiva que pode dar ao seu filho é uma auto-estima positiva.
Pode ajudar o seu filho a sentir-se valorizado passando algum tempo com ele (neste caso a qualidade é mais importante que a quantidade), jogando um jogo, lendo um livro ou apenas escutando-o pode ainda ajudar o seu filho a sentir-se valorizado ajudando-o a descobrir e a tornar-se na pessoa que quer ser.
As pessoas que verdadeiramente gostam de quem são atraem o sucesso.


Sentir-se ASSUSTADO
Uma auto-estima saudável reduz a ansiedade. Aranhas, trovoadas, estar sozinho no escuro... são muitas as situações que assustam as crianças devido à sua imaginação tão fértil. Ouvindo atentamente as expressões de medo do seu filho, ajudá-lo-á a sentir-se valorizado e a fazer com que não tenha vergonha de sentir medo. Falar com as crianças sobre os sentimentos de medo ajuda a desenvolver a autoconfiança necessária para enfrentar esses sentimentos e para compreender que mesmo o maior medo não passa afinal de um sentimento que há-de passar."
No livro "Quando me sinto... ASSUSTADO" Texto da autoria de uma psicóloga infantil