EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

22/01/2016

Pegada Ecológica




A situação do derretimento de gelo no planeta e os seus impactos sobre o clima, o meio ambiente, os animais e a vida humana, são preocupantes. As principais consequências são o aumento do nível da água dos oceanos, o avanço do mar sobre ilhas e cidades do litoral, que por sua vez ocasionarão a sua submersão e a extinção de várias espécies animais e vegetais em decorrência do desaparecimento de determinados ecossistemas.

Está ao alcance de todos não deixar agravar a saúde do planeta.
É necessário adotar bons hábitos e reduzir a PEGADA ECOLÓGICA.

Foi a pensar na dimensão crescente das marcas que deixamos e na forma de quantificá-las, que os especialistas William Rees e Mathis Wackernagel desenvolveram, em 1996, o conceito de Pegada Ecológica. 
A Pegada Ecológica foi criada para nos ajudar a perceber a quantidade de recursos naturais que utilizamos para suportar o nosso estilo de vida, onde se inclui a cidade e a casa onde moramos, os móveis que temos, as roupas que usamos, o transporte que utilizamos, o que comemos, o que fazemos nas horas de lazer, os produtos que compramos, entre outros. 

No conceito de Pegada Ecológica está ímplícita a ideia de que dividimos o espaço com outros seres vivos e um compromisso geracional, isto é, "capacidade de uma geração transmitir à outra um planeta com tantos recursos como os que encontrou" (Relatório Brundtland).

(Quercus. pt)