EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

09/05/2013

A Europa existe?

 



Um viajante europeu

(...) Conseguiu assim, em menos de cinco horas de voo (e na maior parte dos casos, se exceptuarmos a Rússia, em menos de três de horas), ou em algumas horas de caminho-de-ferro, visitar países onde as pessoas falam línguas diferentes, não comem nem se vestem da mesma maneira, praticam religiões diferentes e dizem-se turcas, russas, inglesas, alemãs, norueguesas, polacas, italianas ou espanholas e portuguesas mas quase nunca europeias. E, no entanto, são europeias. Então, o nosso viajante interroga-se: a Europa existe? Ser europeu o que significa?

A família Europeia

Para entender porque são os Europeus tão diferentes, mas formam, apesar de tudo, uma comunidade, podemos pensar no que é uma família. Há, geralmente, parecenças entre os membros duma família, mas cada um tem também a sua personalidade, uma aparência física, mas sobretudo um carácter e um comportamento diferentes.

O primeiro testemunho desta tomada de consiência europeia data da Antiguidade grega, desde os séculos VI a.C.

A herança grega é, antes de mais, o gosto pela democracia (a palavra quer dizer: governo do povo), pela igualdade dos cidadãos da cidade perante a lei e na participação nos assuntos públicos.


A Europa é o continente mais democrático, mas a democracia, desde os Gregos, passou por terríveis retrocessos e grandes combates e ainda hoje está longe de ser perfeita na Europa.


Ilustração de Bruno Cândido, Rafael Cândido e Margarida Falcão inspirada no livro "A europa contada aos jovens"

Viva o Corpo

(...) Os gregos achavam que o Humanismo devia levar o homem a exercitar não apenas o espírito, mas também o corpo.
Foram os gregos que inventaram os Jogos Olímpicos, ressuscitados nos finais do século XIX para fazer competir todos os maiores atletas do mundo, mas principalmente da Europa. Os Gregos eram também fervorosos adeptos da beleza.(...)

Escolas e Universidades

A Europa foi, no século XIX, o primeiro continente onde quase todas as crianças aprenderam a ler e a escrever, frequentando a escola.
As Ciências deram um grande salto em frente. Fizeram-se importantes descobertas ciêntíficas.
(...)

Textos: Monografia "A Europa contada aos jovens" de Jacques Le Goff, existente na BE