EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

20/11/2012

Dramatização do "Auto da Barca do Inferno"

No âmbito do estudo referente à obra de Gil Vicente, os alunos do 9ºC e 9ºD, orientados pela Profª de Língua Portuguesa, Silvie Cravo, dramatizaram algumas passagens deste texto dramático, nomeadamente "O Frade", "A Alcoviteira", "O Judeu", "O corregedor e o Procurador", "O Enforcado" e " Quatro Cavaleiros".


A obra  foi escrita num período da história que corresponde à transição da Idade média para a Idade Moderna. Gil Vicente enquadra-se  nesse momento de transição, ou seja, está ligado ao medievalismo e ao humanismo. Esse conflito faz com que Gil Vicente pense em Deus e ao mesmo tempo exalte o homem livre.






 

O "Auto da Barca do Inferno", ao que tudo indica, foi apresentado pela primeira vez em 1517, na câmara da rainha D. Maria de Castela, que estava doente.


Esse Auto, classificado pelo próprio autor como um "auto de moralidade", tem como cenário um porto imaginário, onde estão ancoradas duas barcas: uma com destino ao paraíso tendo como comandante um anjo; a outra, com destino ao inferno tendo por comandante o diabo, que traz consigo um companheiro.

 
 


 

 

Foi perfeito para consolidar o conhecimento da obra. Além disso, parece que se divertiram imenso.