EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

20/01/2011

Lenda das Amendoeiras em Flor

Noutros tempos, a nossa província do Algarve esteve na posse dos Mouros.
Ora aconteceu, que ali havia um rei, o famoso e jovem rei Ibn-Almundim, que, um dia,  entre os prisioneiros de uma batalha, viu a linda Gilda, uma princesa loira de olhos azuis e porte altivo.
Impressionado, o rei mouro deu-lhe a liberdade, conquistou-lhe progressivamente a confiança e um dia confessou-lhe o seu amor,  pedindo-lhe para ser sua mulher. Foram felizes durante algum tempo, mas um dia, a bela princesa do Norte caiu doente, sem razão aparente. Um velho cativo das terras do Norte pediu para ser recebido pelo desesperado rei e revelou-lhe que a princesa sofria de nostalgia da neve do seu país distante.

fotografia de Cátia Nascimento 9ºC

fotografia de Liliana Luis - 9ºC


A solução estava ao alcance do rei mouro, pois bastaria mandar plantar por todo o seu reino muitas amendoeiras que, quando florissem, as suas brancas flores dariam à princesa a ilusão da neve e ela ficaria curada da sua saudade. Então, o rei mandou fazer grandes plantações de amendoeiras em todo o Algarve.
Na Primavera seguinte, o rei levou Gilda à janela da torre mais alta do castelo. Chegada ali, e vendo as terras cobertas de um manto branco, Gilda pensou que era neve, e a sua tristeza desapareceu.


O rei mouro e a princesa viveram longos anos de um intenso amor esperando ansiosos, ano após ano a Primavera, que trazia o maravilhoso espectáculo das amendoeiras em flor...


As amendoeiras começam a florir em pleno Inverno e conservam a flor, normalmente, até fins de Fevereiro.