O dia do quebra-cabeças comemora-se a 29 de janeiro.
A invenção do puzzle é atribuída a um cartógrafo inglês,
chamado John Spilsbury, e deveu-se muito ao seu espírito empreendedor.
Segundo a história, Spilsbury decidiu colar um mapa numa
tábua de madeira e cortá-la em pequenas peças. Depois, vendeu as peças como um
auxiliar para quem quisesse aprender mais sobre geografia. Já passaram três
séculos desde então.
Benefícios do puzzle nas crianças
Os puzzles são um dos brinquedos que mais contribuem para a
aprendizagem das crianças, estimulando o raciocínio, perceção visual e
espacial. No entanto, são muitos outros os benefícios que destacam o papel dos
puzzles no desenvolvimento das crianças.
Desenvolvem competências motoras finas: ao manipular as
pequenas peças de um puzzle, os miúdos estão a desenvolver a sua competência
motora. O resultado mais visível deste treino é a aprendizagem e
desenvolvimento da caligrafia.
Potenciam a coordenação entre a visão e a mão: visão para a
atenção, mãos para a execução. A combinação entre estes dois é importante para
a aprendizagem escolar das crianças. Sempre que tentam encaixar, ou virar uma
peça, estão a desenvolver a coordenação mão-olho. No futuro, esta coordenação
irá ajudá-los na prática de desporto ou na aprendizagem de um instrumento
musical.
Melhoram a capacidade de resolução de problemas: os puzzles
fazem com que as crianças pensem e criem as suas próprias estratégias. Falhar
até conseguir atingir o sucesso é algo que podemos aprender para o futuro, não
concorda?
Desenvolvem competências sociais: fazer um puzzle em
conjunto faz com que as crianças tenham de planear juntas. Trabalho de equipa
ou desenvolvimento intelectual das crianças são alguns dos benefícios que
provêm de um puzzle.
Melhoram as competências cognitivas: raciocinar é a palavra
do dia quando falamos de um puzzle para crianças. Ao desenvolverem esta
capacidade, aprendem a olhar o espaço e a perceber as diferentes relações entre
objetos.