EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

30/01/2023

Dia mundial do puzzle


O dia do quebra-cabeças comemora-se a 29 de janeiro. 
Na nossa biblioteca há sempre um em construção.

A invenção do puzzle é atribuída a um cartógrafo inglês, chamado John Spilsbury, e deveu-se muito ao seu espírito empreendedor.

Segundo a história, Spilsbury decidiu colar um mapa numa tábua de madeira e cortá-la em pequenas peças. Depois, vendeu as peças como um auxiliar para quem quisesse aprender mais sobre geografia. Já passaram três séculos desde então.

 

Benefícios do puzzle nas crianças

Os puzzles são um dos brinquedos que mais contribuem para a aprendizagem das crianças, estimulando o raciocínio, perceção visual e espacial. No entanto, são muitos outros os benefícios que destacam o papel dos puzzles no desenvolvimento das crianças.

 Aumentam a autoestima: com o evoluir da dificuldade dos puzzles, o orgulho dos mais pequenos aumenta e a sua autoestima também. São pequenas conquistas que definem muito a personalidade dos mais novos.

Desenvolvem competências motoras finas: ao manipular as pequenas peças de um puzzle, os miúdos estão a desenvolver a sua competência motora. O resultado mais visível deste treino é a aprendizagem e desenvolvimento da caligrafia.

Potenciam a coordenação entre a visão e a mão: visão para a atenção, mãos para a execução. A combinação entre estes dois é importante para a aprendizagem escolar das crianças. Sempre que tentam encaixar, ou virar uma peça, estão a desenvolver a coordenação mão-olho. No futuro, esta coordenação irá ajudá-los na prática de desporto ou na aprendizagem de um instrumento musical.

Melhoram a capacidade de resolução de problemas: os puzzles fazem com que as crianças pensem e criem as suas próprias estratégias. Falhar até conseguir atingir o sucesso é algo que podemos aprender para o futuro, não concorda?

Desenvolvem competências sociais: fazer um puzzle em conjunto faz com que as crianças tenham de planear juntas. Trabalho de equipa ou desenvolvimento intelectual das crianças são alguns dos benefícios que provêm de um puzzle.

Melhoram as competências cognitivas: raciocinar é a palavra do dia quando falamos de um puzzle para crianças. Ao desenvolverem esta capacidade, aprendem a olhar o espaço e a perceber as diferentes relações entre objetos.