EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

27/01/2023

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto





“É fundamental guardar esse período na memória, ainda que seja dos mais pesados da História”

A 27 de janeiro assinala-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, uma data que pretende recordar este período negro da História da Humanidade e homenagear todos aqueles que sofreram e morreram às mãos dos nazis, na sua maioria judeus, mas também pessoas com deficiência ou pertencentes a minorias étnicas.

 Precisamente há 78 anos, os Aliados libertaram o campo de concentração de Auschwitz-Bikernau, onde mais de um milhão de pessoas foram assassinadas. 


Durante a Segunda Guerra Mundial, o regime nazi, liderado por Adolf Hitler, cometeu inúmeras atrocidades, muitas delas contadas em livros. "O diário de Anne Frank" é um deles.





Num tempo em que viver ou morrer era determinado pela cor da pele, dos olhos, a nacionalidade, crenças políticas, a religião ou a orientação sexual de cada um, aquele ditador espalhou o medo e acabou com a vida de milhões.

O antissemitismo foi a base do Holocausto. O antissemitismo, o ódio ou preconceito contra os judeus, era um princípio básico da ideologia nazista. Esse preconceito, que já era disseminado, piorou em toda a Europa.

A perseguição dos judeus pela Alemanha nazi evoluiu e  tornou se cada vez mais radical entre os anos de 1933 e 1945. Essa radicalização culminou com o assassinato em massa de 6 milhões de judeus.

A era do Holocausto começou em janeiro de 1933, quando Adolf Hitler e o Partido Nazista chegaram ao poder na Alemanha, e terminou em maio de 1945, quando as Potências Aliadas derrotaram a Alemanha nazi no fim da Segunda Guerra Mundial. O Holocausto também é às vezes referido como “a Shoah”, palavra hebraica que significa “catástrofe”.