EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

07/04/2022

A simbologia da Páscoa


O termo “Páscoa” vem da palavra hebraica “pesah” e significa passagem. Para os povos antigos, esta palavra significava a passagem do Inverno para a Primavera. Atualmente, para os cristãos, simboliza a passagem de Jesus da morte para a vida, através da ressurreição.

 Na Idade Média, nesta época do ano, os antigos povos pagãos europeus homenageavam Ostera ou Esther – daí a origem do termo inglês Easter.

 Ostera era a Deusa da Primavera. Esta deusa era representada com um ovo na mão e a observar um coelho a pular alegremente aos seus pés, simbolizando a fertilidade. A deusa e o ovo que carrega são ambos símbolos da chegada de uma nova vida.


 Nesta época do ano, os povos antigos celebravam sempre a chegada dos dias maiores e festejavam a chegada da fertilidade.

 O Coelho da Páscoa é o animal que simboliza a Primavera e esta época do ano.

A ideia de usar o coelho para representar a fertilidade surge do facto de os coelhos se reproduzirem rapidamente e em grandes quantidades. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

 Mas o que é que esta ideia de nascimento e de uma nova vida tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto na religião judaica como na religião cristã, esta data está associada à ideia de uma vida nova.

A forma como celebramos esta festa hoje acaba por juntar quer as tradições cristãs, quer as tradições das civilizações mais antigas.

(science4you)