Mais de 28 mil alunos apresentaram o seu livro preferido como candidato às eleições do livro mais fixe dos miúdos portugueses.
Os livros apurados, os que reuniram maior número de nomeações, vão figurar nos boletins de voto para as eleições nacionais a realizar em todas as escolas no dia 23 de março.
Durante a campanha eleitoral, os alunos defenderão publicamente o livro de que mais gostam. Poderão fazê-lo de diferentes maneiras (tendo sempre em conta os constrangimentos que a situação epidemiológica da doença COVID-19 determinar para a escola): através de sessões de esclarecimento com a turma, ou com várias turmas; realizando comícios em locais públicos da escola; promovendo debates entre os apoiantes de vários livros; criando materiais de propaganda, como cartazes, autocolantes, pins ou folhetos; realizando vídeos; produzindo peças de teatro, músicas, danças; utilizando as redes sociais e os meios digitais ao seu alcance. Terão igualmente a possibilidade de criar tempos de antena de rádio, que serão transmitidos pela Rádio Miúdos e por rádios locais.
O processo eleitoral será organizado pela equipa da biblioteca e a contagem dos votos será coordenada pelo professor bibliotecário e pelo grupo de alunos nomeado para o efeito.
As Listas dos Livros que vão a eleições:
‘Miúdos a Votos’ ajuda a…
… melhorar o sucesso escolar dos alunos , já que a leitura é uma ferramenta fundamental para qualquer aprendizagem
… formar cidadãos ativos e participantes, com iniciativa
… aumentar a participação cívica e a cidadania
… desenvolver competências relacionadas com a exposição de ideias e
pontos de vista em público
… estimular a imaginação e a criatividade