EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

27/01/2022

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto


A 27 de janeiro assinala-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, uma data que pretende recordar este período negro da História da Humanidade e homenagear todos aqueles que sofreram e morreram às mãos dos nazis.

 Precisamente há 77 anos, no dia 27 de janeiro de 1945, os Aliados libertaram o campo de concentração de Auschwitz-Bikernau, onde mais de um milhão de pessoas foram assassinadas. Durante a Segunda Guerra Mundial, o regime nazi, liderado por Adolf Hitler, cometeu inúmeras atrocidades, muitas delas contadas em livros.

 Num tempo em que viver ou morrer era determinado pela cor da pele, dos olhos, a nacionalidade, crenças políticas, a religião ou a orientação sexual de cada um, aquele ditador espalhou o medo e acabou com a vida de milhões. (Visão junior) 

Como escreveu Anne Frank, “o que aconteceu não pode ser desfeito, mas podemos impedir que volte a acontecer.”


A biblioteca assinalou a data, desafiando à reflexão e à necessidade de estar vigilante perante situações que poderão pôr em causa os direitos fudamentais de qualquer ser humano.



Sugestão de leituras








Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, no dia 1 de novembro de 2005, através da Resolução 60/7 designada de “Holocaust remembrance”, assinala o aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz – Birkenau, no ano de 1945.

O Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação, como tem sido hábito, assinala esta data, destaca a importância de manter viva a memória do Holocausto, e, no âmbito dos compromissos assumidos pelo Estado Português, continua empenhada na promoção do seu ensino e da sua memória.

(Direção-Geral da Educação)