EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

30/04/2021

1º de Maio




O Dia do Trabalhador está associado à luta dos trabalhadores de todo o mundo pelos seus direitos laborais. Nesta data especial é prestada homenagem a todas as pessoas que trabalham.

No século XIX o respeito pelos direitos laborais era praticamente inexistente. A sociedade vivia exclusivamente para dormir e trabalhar, sendo que o horário laboral podia mesmo estender-se até às 18 horas por dia.

 “Oito horas de trabalho, oito horas de lazer e oito horas de repouso”. Foi por esta reivindicação que a 1 de maio de 1886, milhares de trabalhadores do estado de Chicago saíram às ruas. Numa altura que os direitos laborais eram consideradas uma miragem, os trabalhadores da então maior cidade dos Estados Unidos anunciaram uma greve geral pelos seus direitos. Na altura o resto do país seguiu-lhe o exemplo. 


O Dia do Trabalhador comemorou-se a nível internacional pela primeira vez em 1890. Foi nessa data que os trabalhadores americanos conquistaram as oito horas de trabalho diárias.

E hoje celebra-se o 1 de maio em quase todo o mundo.

A jornada das oito horas diárias e o descanso ao domingo para os funcionários públicos, tal como para as atividades comerciais e industriais, só foram conquistados e consagrados na Lei portuguesa em 1919.

(observador.pt)




O primeiro 1º de Maio celebrado em Portugal depois do 25 de Abril foi a maior manifestação alguma vez organizada no país. Só na cidade de Lisboa juntaram-se mais de meio milhão de pessoas. Para muitos, foi a forma dos portugueses demonstrarem a sua adesão ao 25 de Abril, que uma semana antes restituía ao país a democracia.






Miúdos a Votos- Contagem dos votos

O apuramento dos resultados da eleição nas nossas escolas contou com a colaboração de vários alunos, a convite da biblioteca, e decorreu com muita responsabilidade e entusiasmo.


Em breve revelaremos os livros vencedores que irão competir a nível nacional.
Os resultados eleitorais finais serão conhecidos dia 2 de junho.



Histórias da Ajudaris


Os alunos do 4º ano da E.B. 1 Manuel Cabanas, orientados pela professora Leontina Caetano, aceitaram o desafio do projeto da Ajudaris e criaram um texto com o tema sugerido para o atual ano letivo:


"Se eu fosse..."

se eu fosse um astronauta exploraria toda a minha galáxia.

Se eu fosse um super-herói salvaria o mundo do mal.

Se eu fosse um cientista poderia encontrar a cura para todas as doenças.

Se eu fosse um animal gostaria de ser sempre amado e respeitado.

Se eu fosse rico doaria o meu dinheiro para fazer escolas, hospitais e jardins.

Se eu fosse um palhaço faria palhaçadas para todos rirem e ficarem mais alegres.

Se eu fosse uma fada abanaria a minha varinha e toda a Terra reluziria.

Se eu fosse o presidente do meu país faria tudo para todos terem uma casa e comida.

Se eu fosse a Paz acabaria rapidamente com todas as guerras.

Se eu fosse o Amor encheria todos os corações de bondade.

Como sou uma criança brinco, estudo, desenho, jogo, descanso e quero divertir-me muito com a minha família e os meus amigos.


O projeto Histórias da Ajudaris afigura-se como inovador, pioneiro e promotor do gosto pela escrita, leitura, arte e cidadania.

 Anualmente, sob a forma de um desafio criativo, a Ajudaris convida crianças e jovens do pré-escolar e dos 1.º e 2.º ciclos de escolas públicas e privadas de todo o país a participarem neste projeto, com a escrita de uma ou mais histórias. 

Todo este processo culmina com a edição anual de uma coletânea de livros temáticos. Este projeto promove a inclusão social através da leitura, da escrita e da arte e, por outro lado, através da venda solidária dos exemplares para a ajuda a famílias e crianças carenciadas.

(ajudaris.org)

Dia da Mãe em poesia


 
Não tenhas medo, disse-me a minha mãe.
Quando nasceste tatuei sobre o coração
Um canto de pássaro
O teu primeiro grito
Uma estrela de orvalho
A tua cara adorada.

O caminho que me leva a ti
Nunca o poderei esquecer.

"A minha mãe", Stéphane Servant


29/04/2021

Paixão pela Dança

 

 Partilhamos um pequeno e brilhante filme com Marcelino Sambé, atual bailarino principal e estrela maior do Royal Ballet de Londres.


Dia Mundial da Dança



A dança, arte de movimentar o corpo em certo ritmo, é uma das três principais artes cénicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se tanto pelos movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Pode existir como expressão artística ou como forma de divertimento.



O Dia Mundial da Dança celebra-se todos os anos a 29 de abril.

A data foi criada em 1982 pelo Comité Internacional da Dança (CID) da UNESCO, que escolheu o dia 29 de abril como o Dia Internacional da Dança.

A comemoração tem por base o dia de nascimento de Jean-Georges Noverre, que nasceu em 1727 e que foi um dos grandes nomes mundiais da dança.


28/04/2021

Dia de eleições "Miúdos a Votos"


Os alunos portugueses foram ontem, 27 de abril, às urnas, com o objetivo de eleger os seus livros preferidos.

A nossa escola voltou a participar na iniciativa e as eleições abrangeram os três ciclos de escolaridade das escolas de Vila Nova de Cacela., EB 2,3 Infante D. Fernando e EB1 Manuel Cabanas. 


Os procedimentos foram idênticos aos de umas eleições políticas, evidentemente com ligeiras adaptações impostas pela atual situação pandémica.

Os alunos do 2º e 3º ciclos votaram na biblioteca e os do 1º ciclo, nas respetivas salas de aula, pelo qual agradecemos a colaboração das professoras destes alunos.

As escolas envolvidas, que são muitas, farão as contagens e o registo dos votos na Pordata e os  resultados, a nível nacional, serão divulgados em cerimónia pública dia 2 de junho.

Uma iniciativa da VISÃO Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares  com o objetivo de fomentar o gosto pela leitura e, simultaneamente, perceber como se organizam e para que servem umas eleições. 






















 

23/04/2021

25 de Abril



Para que não esqueças Abril

"Todos os anos têm um mês de abril e todos os meses de abril têm um dia 25. Porém, o dia 25 de Abril de 1974 foi um dia especial para os Portugueses. Porquê? Porque o País e os seus habitantes voltaram a viver em liberdade, depois de quase cinquenta anos de tristeza e de silêncio. (...)

O dia 25 de Abril de 1974 vale por si mesmo, ou seja, por aquilo que aconteceu nessas vinte e quatro horas históricas. Mas vale, principalmente, por aquilo com que acabou e por aquilo a que deu início. (...)

in "O 25 de Abril contado às crianças... e aos outros", José Jorge Letria


 

 

Concurso Nacional de Leitura- Fase municipal



 As alunas do 2º e 3º ciclos, Matilde, Rita e Bianca receberam os seus diplomas de participação no Concurso.

A equipa da biblioteca felicita estas alunas pela provas realizadas e pelo gosto que manifestaram pela leitura.


Miúdos a votos - campanha eleitoral


Os alunos do 4º ano da EB1 Manuel Cabanas apresentaram e defenderam, em grupo, os seus livros preferidos aos colegas de turma.

O entusiasmo e a alegria estão à vista.

Agradecemos a colaboração e a disponibilidade da professora Leontina.









Miúdos a Votos - campanha eleitoral - 1ºciclo



Os alunos do 4º ano da EB1 Manuel Cabanas organizaram-se em grupos e escolheram 4 livros a defender com vista à eleição do livro mais fixe, já na próxima terça-feira, dia 27 de abril.

Produziram em conjunto os cartazes publicitários e apresentaram-nos aos seus colegas do 3º ano, que os receberam com admiração e curiosidade.

 «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?», uma  iniciativa, organizada pela VISÃO Júnior e pela Rede de Bibliotecas Escolares que já vai na quinta edição, na qual participam alunos de muitas escolas espalhadas ao longo do país.






 

Miúdos a Votos- Campanha Eleitoral




Alunos de muitas escolas espalhadas ao longo do país aceitaram o desafio de eleger os seus livros preferidos e candidatá-los às eleições de «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?», que se vão realizar este ano pela quinta vez. 

E esse momento está a chegar.
 
Após um dia de reflexão, as eleições acontecem já na próxima terça-feira, dia 27 de abril, na BIBLIOTECA, ao longo do dia, à exceção do 1º ciclo que votará nas respetivas salas de aula.

As listas dos livros a eleger continuam expostas no átrio da escola e na biblioteca. 

Os alunos devem escolher nas listas compostas pelos 20 livros que mais apoiantes reuniram por cada ciclo, o livro que mais gostavam que ganhasse.
Atenção: votarão apenas nos livros candidatos do respetivo ciclo, (um boletim de voto por aluno, no qual deve escrever o número correspondente ao livro em que quer votar).


                                       Participem. Votem!


Os bonitos cartazes dos alunos que se empenharam em publicitar, desta forma, as sua escolhas, para convencer e influenciar os colegas, são bastante inspiradores. Muitos parabéns aos autores.




Clicar nas imagens para aumentar.













Uma iniciativa da revista VISÃO Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares, que conta com o apoio da Comissão Nacional de Eleições, Fundação Calouste Gulbenkian, Plano Nacional de Leitura, Pordata e Rádio Miúdos.

Objetivos  
 
Envolver os alunos em processos democráticos de decisão
 Promover a participação dos alunos na promoção dos livros e da leitura