«Não há homens mais inteligentes do que aqueles que são capazes de inventar jogos. É aí que o seu espírito se manifesta mais livremente. Seria desejável que existisse um curso inteiro de jogos tratados matematicamente.»
"Números surreais", Donald E. Knuth
"Ao escrever esta novela, D. E. Knuth não quis ensinar a Teoria dos Números Surreais de Conway, mas sim mostrar, utilizando algumas regras muito simples, como uma pessoa a poderia ter descoberto. E conseguiu-o."
"Nós e superfícies", David W. Farmer e Theodore B. Stanford
A matemática aprende-se pelo estudo de exemplos, pela observação de padrões, pela formulação de conjecturas e pelo exercício de as testar. Uma vez descobertos, os resultados finais são organizados e publicados em manuais e os pormenores e a excitação da descoberta perdem-se consideravelmente. Mas este livro envolve o leitor na excitação da descoberta original. Através de uma grande variedade de tarefas, os leitores são levados a encontrar exemplos interessantes, a observar padrões, a conceber regras que os expliquem e a descobrir a matemática por si mesmos.
O assunto estudado é a matemática por detrás da ideia de ligação, mas os métodos e as ideias aplicam-se a qualquer área da matemática. Os únicos requisitos prévios para ler e fruir o prazer esta obra são o entusiasmo e alguns conhecimentos elementares de matemática do ensino secundário.
Este livro é um guia. Pretende encaminhá-lo na direcção certa e reconduzi-lo a ela caso se perca. A excitação e a descoberta cabem-lhe a si.