EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

21/12/2020

Poemas de Natal



"Este Menino
é pequenino,
qual passarinho
a querer poisar
devagarinho.

Devagarinho
poisa no ninho
que o colo tem:
ninho do colo
da sua mãe."

Maria Alberta Menéres



"Menino Jesus feliz 
Que não cresceste 
Nestes oitenta anos! 
Que não tiveste 
Os desenganos 
Que eu tive 
De ser homem, 
E continuas criança 
Nos meus versos 
De saudade 
Do presépio 
Em que também nasci, 
E onde me vejo sempre igual a ti."

Miguel Torga



Presentinho de Natal


"Eu queria ter um cestinho cheio de flores

Para tecer um xaile de muita cor, muito lindo!

E um retalhinho do Céu

 Para fazer um vestido azul tão lindo!

 E mais sete estrelas das mais brilhantes

 Para armar um chapeuzinho de luz!

 E mais ainda dois quartinhos de lua

 Que chegassem para uns sapatos de saltos muito altos...

 E tudo isto, depois,

 Eu dava a minha Mãe,

 Neste dia de Natal:

 O xailezinho de muita cor,

 Os sapatinhos de saltos muito altos...

 Minha Mãe! minha Mãe!

 E hoje é dia de Natal

 E só posso dizer:

 Minha Mãe! minha Mãe!"

 

Matilde Rosa Araújo



O Natal da escola

"O Natal vai à escola

com roupas de fantasia;

num bolso leva os sonhos

e no outro a poesia.

O Natal pousa nos livros,

no quadro e nas carteiras

e deixa um pó de estrelas

no fundo das algibeiras.

E até o telemóvel,

que na aula não deve entrar,

quando toca de repente

é o Natal que vem lembrar.

O Natal entra na escola,

na mochila e nos cadernos

e segreda ao ouvido

os votos que são eternos.

O Natal é o recreio

que a campainha anuncia; 

todos celebram contentes

O sentido desse dia."

(…)     

 José Jorge Letria em O Livro do Natal