EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

06/11/2020

Brinquedos Óticos

Exposição de Brinquedos Óticos realizados pelos alunos do 6ºA, sob a orientação da professora Elisabete Isabel.

Uma parceria entre a Biblioteca Escolar e a Disciplina de E.T.



No dia 28 de dezembro de 1895, os irmãos franceses Auguste e Louis Lumière, realizaram a primeira exibição pública cinematográfica.

No entanto, a criação do cinema foi resultado do esforço de vários inventores que trabalhavam para conseguir registrar imagens em movimento.

Por isso, diversos inventores, de países como França e Estados Unidos, desenvolveram aparelhos para captar e projetar imagens em movimento.



                                                     Zootrópio

O Zootrópio é um objecto giratório, com pequenas fendas por onde se pode espreitar e ver o efeito de aparente movimento das imagens colocadas no seu interior. Segundo se sabe, o Zootrópio foi criado em 1834 por William George Horner, um relojoeiro inglês, e se pensarmos nas palavras gregas Zoe e Tropos, elas significam, respectivamente, vida e roda. Ora, o Zootrópio é uma “Roda da Vida” composta por um tambor circular e giratório com pequenas brechas recortadas, através das quais se conseguem ver os desenhos dispostos em tiras. A ilusão de movimento acontece quando rodamos o tambor.


Criado na primeira metade do século XIX, cinquenta anos antes do cinema surgir, este brinquedo óptico foi fundamental para a educação do olhar e um dos responsáveis para que a cultura da ilusão do movimento criada por dispositivos científico-tecnológicos já se tivesse afirmado, aquando do aparecimento do cinema.


                                                    Praxinoscópio

Inventado pelo francês Émile Reynaud (1877), este brinquedo óptico surgiu do aperfeiçoamento do zootropo.

A diferença significativa é que no praxinoscópio, o visionamento das “tiras animadas” não se faz espreitando pelas ranhuras do aparelho mas sim pela sua projecção num espelho circular colocado no interior do “tambor”.

A sua construção é mais apurada. No entanto, terá a vantagem de não cansar tanto a vista e de haver uma desfocagem menor do que é representado em animação.

A multiplicação das figuras desenhadas e a adaptação de uma lanterna de projeção possibilitam a realização de truques que dão a ilusão de movimento.


Taumatrópio



Inventado por Willian Fitton em 1825, O aparelho era um disco de papelão onde em um lado havia o desenho de uma gaiola e no outro o de um passarinho. Ao fazê-lo rodar sobre um fio esticado, as duas imagens fundiam-se dando a impressão de que o pássaro estava dentro da gaiola


 
                                                      Foliscópio

(Folium – Folha + Skopein – examinar) foi criado por volta de 1830. Foi das primeiras “máquinas” a criar a ilusão do movimento, a sua construção é bastante simples e constitui um excelente início à “ilusão” do movimento.


                                                         Flipbook

Criado em 1868 por John Barns Linnet os flip-books são pequenos livros “animados”.

Em Várias páginas, normalmente entre 25 a 50 folhas com o formato de mais ou menos 5×12 cm, são criadas uma sequencia de desenho e ao pegar esse livro ou caderno com o polegar, e saltar as folhas em uma velocidade constante, um pequeno desenho animado é gerado, sendo quase imperceptível ao olho fazer a “divisão” dos desenhos, assimilando-os como uma sequência de imagens continuas.