EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

17/12/2019

Pinheirinhos de Natal




Os pinheirinhos com mensagens natalícias calorosas, celebrando a Paz e o Amor, enfeitados com sentimentos e esperança, foram elaborados na biblioteca, nos tempos livres.

Em breve serão revelados os mais criativos. Tarefa que se adivinha difícil pois estão todos maravilhosos e singulares.
Parabéns a todos.







A origem do hábito de enfeitar um pinheiro na época do Natal.

Era uma vez...

Há muito, muito tempo, numa pobre aldeia na Alemanha, vivia um menino chamado Martim.

Os pais de Martim amavam-no muito, mas,como eram muito pobres, não conseguiam dar-lhe conforto e alegria. Por isso, decidiram enviar o menino para estudar na cidade e, assim, garantir que teria um futuro melhor.

 A vida na cidade era bastante diferente, longe dos pais, Martim sentia-se muito triste e sozinho. Rezava todas as noites para que Deus ajudasse os seus pais e para um dia poderem estar todos juntos novamente.

 Os anos foram passando e Martim cresceu na cidade. Um dia, estava a passear e reparou que as crianças da cidade não davam importância à beleza da natureza.

Decidiu, então, ir à montanha buscar um lindo pinheiro e colocou-o no centro da cidade. Enfeitou-o com mil luzes, bolas coloridas, ponteiras e sininhos. À noite, no momento em que acendeu as luzes, começou a nevar, e toda a cidade veio ver aquela árvore tão bela.

Martim explicou aos cidadãos que aquele pinheiro simbolizava a força, a energia e a fertilidade da Mãe Natureza, e que os enfeites eram uma forma de agradecer por tudo de bom que a natureza nos dá.

Tudo isto aconteceu no inverno, perto da altura do Natal. Por isso, todas as famílias começaram a fazer árvores de Natal nesta época, sendo um sinal de prosperidade e de celebração do mundo.

in, "O Natal", Diana Dias