EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

05/12/2019

Revista National Geographic

A revista de dezembro à disposição na biblioteca escolar.


Jerusalém, cidade santa para três das grandes religiões do globo e um paraíso para os arqueólogos. No subsolo, esconde-se uma história convulsa, de múltiplas ocupações do território e com inúmeras implicações políticas. O que se deve preservar num terreno minado como este?
Também no subsolo, olhamos para um dos grandes enigmas do debate sobre alterações climáticas. Com o arrefecimento mais rápido do que o previsto das regiões árcticas, também a tundra derrete, libertando mais gases com efeito de estufa do que aqueles que tinham sido incorporados nos modelos climáticos. Tocou a sineta de alarme para resolvermos este problema global.

Ainda no subsolo, viajamos até Sintra e ao Alto da Vigia, um sítio arqueológico espantoso, onde se escondem vestígios de um santuário romano e de um ribat islâmico. Há dois mil anos, não existia a Praia das Maçãs, mas muitos sintrenses acorriam à colina vizinha para prestar a sua devoção pagã.

Em África, entretanto, está em curso uma experiência de gestão de áreas protegidas. Uma ONG sem fins lucrativos trabalha com vários governos africanos para implementar estratégias mais agressivas de protecção da vida selvagem e da vida de vigilantes e população. O modelo tem dado boas provas.
No âmbito do Projecto Planeta Perpétuo, viajamos ao Nepal e acompanhámos uma equipa de geólogos e montanhistas que avalia o risco associado ao degelo abrupto e consequentes enxurradas dos mais de cinquenta mil lagos de montanha.

Por fim, regressamos ao tema do plástico, com uma abordagem aos comportamentos que teremos de mudar se quisermos inverter este problema ambiental.
Boas leituras! (National Geographic)