EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

18/09/2019

Novidades - Puzzle


A Biblioteca Escolar agradece à professora Aida Viegas a oferta deste divertido e desafiante puzzle.


Fazer puzzles parece um mero passatempo, mas é uma das atividades mais completas e benéficas para as crianças e jovens, dado que fomenta o desenvolvimento de diferentes habilidades mentais e sociais. 

São muitos os benefícios destes jogos, dos quais destacamos: 

  1. melhoria da capacidade de observação, análise, atenção e memória visual: é necessário ter um esquema prévio da imagem do puzzle e recordar em que lugar têm de colocar cada peça.
  2. desenvolvimento da coordenação motora e da capacidade de dominar o corpo: a construção de puzzles implica um processo de tentativa-erro constante que exige uma coordenação de mão e olhos. É preciso uma observação permanente dos detalhes e manipulação contínua das peças, até encontrarem a solução.
  3. exercício divertido da motricidade fina: fazer um quebra-cabeças exige trabalho ao nível da motricidade fina dos dedos através da manipulação das peças e dos movimentos para as colocar na devida posição.
  4. estímulo da aprendizagem e o desenvolvimento da inteligência: é uma atividade que exige lógica, pois é preciso pensar em diferentes estratégias para conseguir montar todo o conjunto, o que acaba também por estimular inteligência espacial.
  5. desenvolvimento de competências sociais e de cooperação: além de ser uma atividade que pode ser realizada em grupo, o que implica coordenação de um trabalho em equipa, desenvolve a capacidade de tolerância e paciência, o que contribui para a aquisição de competências ao nível da resolução de problemas.
(eurekakids.pt)