EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

27/09/2019

Música, uma arte universal




China e Japão
Na China, país que viu nascer uma das mais antigas civilizações do mundo, a música possui uma história muito extensa. Nela o Japão se inspirou amplamente, desenvolvendo porém os seus estilos musicais próprios.

Índia e Indonésia
Na Índia, a música assenta na voz, na qual os instrumentos se inspiram para cantar o amor, a paixão e venerar os deuses. Na Indonésia existe desde tempos longínquos uma espantosa orquestra indivisível.

Música árabe
O mundo árabe é um universo de voz. Os países do Magrebe e os do Médio Oriente partilham essa omnipresença do canto. Todos eles atribuem também uma grande importância à mensagem religiosa ou poética do texto.

África
Em África a música fala; serve para comunicar e os africanos aprenderam a compreender o que diz o tambor que ressoa ao longe. Aqui, a música e a dança celebram e acompanham todos os momentos da vida.

Antilhas e América
Ritmos endiabrados, danças, cantos, cor. As músicas antilhanas e latino-americanas têm uma extraordinária vitalidade. Naqueles países os estilos multiplicam-se até ao infinito e são constantemente reinventados.

Na Europa
A Europa caracteriza-se pela riqueza das suas músicas tradicionais, que fazem parte da vida da população na Irlanda, em Espanha, em Portugal, na Grécia na Roménia e que são transmitidas por via oral.



in, "A música - Enciclopédia dos jovens"