EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

11/06/2019

National Geographic

Disponível na biblioteca a revista de junho.
Desta vez distribuída dentro de um envelope de papel reciclável, substituindo o plástico que a envolvia até agora. Sinais de mudança!

"Planeta ou plástico? Escolha o PLANETA.
É tempo de assumir o compromisso."




"Destacamos este mês um dos mais extraordinários monumentos da Idade Média – a Catedral de Santiago de Compostela e o seu Pórtico da Glória, destino final de gerações de peregrinos que rumavam à cidade pelos Caminhos de Santiago. Um impressionante restauro recuperou a vivacidade e as cores do passado. Voltámos por momentos ao século XII.
Também de turismo, mas de vida selvagem, se faz esta edição de Junho. Um dossier impressionante (inserido na série Wildlife Watch) documenta o sofrimento de muitos animais, maltratados para que possamos tirar uma efémera "selfie" com eles num destino de sonho. Golfinhos, tigres, elefantes são o reverso da moeda de um turismo de natureza que cresce explosivamente.

Acompanhámos também uma equipa portuguesa, do Laboratório HERCULES, convidada peloMunchmuseet de Oslo a trabalhar no restauro e diagnóstico de patologias de algumas das obras de Edvard Munch, o autor de "O Grito".
Do Norte da Europa, viajámos pelo hemisfério sul. O esquivo pangolim, animal tão exótico como adaptável, enfrenta uma grave crise. Apreciado pela medicina tradicional chinesa, o pangolim está a saque em África e na Ásia.
Ainda em África, documentamos o inesquecível projecto de uma patrulha de vigilantes da natureza exclusivamente formada por senhoras. São as mulheres em luta contra a caça furtiva.
Isto e muito mais na sua National Geographic de Junho. Boas leituras!"

facebook.ngportugal