EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

03/04/2014

Campeonato de Xadrez - Final 2º Período

Apurados os quatro semifinalistas na competição final do 2º Período.
Diogo Lourenço (6ºano), Xavier Sequeira (5º ano), João Pedro Viegas (7º ano), e Luís Parra (6ºano).
O torneio foi coordenado pela Prof.ª Paula Pinto, e decorreu num ambiente silencioso, propício à concentração.
A competição foi muito renhida, os jogadores mostraram-se concentrados e deram o seu melhor.
Os resultados obtidos pelos atletas refletem o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no Clube. Estão todos de parabéns. 
A grande final será no final do ano letivo.









História do Xadrez

A origem do xadrez é certamente o maior mistério existente no mundo. Infelizmente os historiadores não conseguem chegar a um consenso sobre o lugar de onde se originara o xadrez. O documento mais antigo é provavelmente a pintura mural da câmara mortuária de Mera, em Sakarah (nos arredores de Gizé, no Egito). Ao que parece, essa pintura, representa duas pessoas jogando xadrez e data de aproximadamente 3 000 anos antes da era cristã.
Hoje a teoria mais aceite é que ele tenha tido origem na Índia por volta do século VI d.C. Era conhecido como "o jogo do exército" ou "Chaturanga" e podia ser jogado com dois ou mais jogadores. Graças as viagens dos mercadores e dos comerciantes o jogo se espalhou para leste (China) e oeste (Pérsia). Mais adiante os árabes estudaram profundamente o jogo e se deram conta que ele estava bastante relacionado com a matemática, escreveram vários tratados sobre isto e aparentemente foram os primeiros a formalizar e escrever suas regras.
Por volta do século IX o xadrez foi introduzido na Europa por duas vias distintas: segundo uns pela invasão muçulmana da Península Ibérica, e segundo outros, durante o confronto Ocidente-Oriente na Primeira Cruzada. No século XI já era amplamente conhecido no velho mundo.

Fonte: http://www.desportoescolar.min-edu.pt/modalidade.aspx?id=535