EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

22/06/2026

Diagnóstico da Fluência Leitora - Articulação com a BE.

 

No dia 17 de junho, ocorreu, na Biblioteca Escolar da E B 2/3 Infante D. Fernando, num ambiente de normalidade, as provas de Diagnóstico da Fluência Leitora para os meninos do 2.º ano, turmas A e B. 

O primeiro grupo, iniciou a prova às 09.15 horas e o segundo grupo, às 11 horas.

Os discentes leram, alternadamente, um pequeno texto padronizado, com duas versões (A ou B), em voz alta, para as suas  professoras, num espaço privilegiado. Nesse espaço, as docentes registaram o desempenho individual dos alunos em 60 segundos. 



As leituras individuais, em voz alta, para os docentes titulares de turma, Eduarda Serra e Mara Gabriel, foram antecedidas de uma leitura prévia, em voz baixa, para que os alunos pudessem tomar  conhecimento do texto e treinar a leitura. Os procedimentos foram aplicados conforme as orientações recebidas (Manual de Utilização da Plataforma Eletrónica e Guião para o Diagnóstico).

objetivo da aplicação desta prova, tem por finalidade identificar, oportunamente, dificuldades de leitura para orientar estratégias de apoio e definir políticas públicas de melhoria educativa.

Em simultâneo, a Biblioteca Escolar assegurou, na pessoa da Professora Bibliotecária, atividades lúdicas, com o grupo turma. Os recursos e materiais aplicados foram elaborados pela RBE.


A PB: Celina Alves