EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

27/01/2026

Livros novos na estante


Flush Biografia de um cão de Virginia Woolf

Flush é um cocker spaniel da mais nobre linhagem. Além de estar dotado de todas as virtudes que o Spaniel Club deseja para um exemplar de tal condição, tem o dom especial de perceber as emoções humanas. Ainda cachorrinho, é oferecido à grande poetisa inglesa Elizabeth Barrett e por ela sentirá um amor incondicional. A seu lado, vai viver momentos de grande ternura, mas também de muitos ciúmes, e conhecerá tanto a calma de um quarto quanto o bulício das ruas de Londres, a liberdade e a libertinagem em terras italianas.

 A partir da correspondência de Elizabeth Barrett Browning, Virginia Woolf escreveu a biografia de Flush, criando assim um dos seus livros mais originais e inesquecíveis. A edição publicada agora pela Livros do Brasil conta com as ilustrações de Iratxe López de Munáin, que fazem desta pequena maravilha literária um extraordinário objeto artístico.



 Gosto, logo existo

Redes sociais, jornalismo e um estranho vírus chamado fake news

de Isabel Meira; ilustrações de Bernardo P. Carvalho

Quando nasceste já estava tudo ligado e nem te parece possível que o mundo funcione de outra forma. No entanto, a internet mudou - e ainda está a mudar - muita coisa no mundo, incluindo o jornalismo.

Através da internet, apareceram gigantes invisíveis como a Google e o Facebook que, não sendo empresas de jornalismo, transformaram a nossa forma de aceder à informação.

Nas redes sociais, as notícias parecem supersónicas e as visualizações, os likes e as partilhas podem chegar aos milhões.O problema é que os rumores, os boatos e as mentiras também.

Habituámo-nos a receber a informação e a desinformação que nos chega através de algoritmos secretos. Vivemos numa enorme bolha de likes e partilhas.

Mas será que conhecemos bem as regras do jogo?

 Este livro acredita que é importante fazer perguntas e que as respostas não estão todas no Google.

Um livro da jornalista Isabel Meira (Antena 2), dirigido a leitores a partir dos 12 anos (incluindo adultos). 

Aconcelhado pelo Plano Nacional de Leitura