A Biblioteca Escolar iniciou a rubrica."Leituras em Voz Alta", com os Voluntários da Leitura, no dia 1 de fevereiro, Dia Mundial da Leitura em Voz Alta. Neste dia, lê-se em voz alta para assinalar a importância da leitura.
Primeiro, em grupo, preparamos a atividade e, depois de nos sentirmos preparados, iniciamos as sessões para os alunos do 1.º ciclo.
Assim, no dia 5 de fevereiro, a aluna Yara Gil, n.º 20, do 6.º B, leu para os alunos do 1.º ano, da professora Paula Girão, o livro "Mas Porquê?", com texto de Mac Barnett e com ilustrações de Isabelle Arsenault, da coleção Orfeu Mini, da Editora Orfeu Negro. Esta atividade resultou muito bem, uma vez que foi muito participada pelos alunos na sequência das interações realizadas pela nossa leitora voluntária.
No dia 7 de fevereiro foi a vez da aluna Saifeta Belichonova, n.º 16, do 6.º A, de ler para a turma do 2.º A, da professora Maria José. O livro escolhido foi "Não Tens de Gostar, Só Tens de Comer! de Heath McKenzie, da editora D. Quixote. No final, o grupo dos voluntários realizou um momento de discussão sobre os alimentos saudáveis e os mais prejudiciais para a saúde humana. Os meninos da turma concluíram que a alimentação deve de ser diversificada, que não devemos comer somente de alguns alimentos que gostamos e que devemos ter muito cuidado com o açúcar e as gorduras.
Como resultado deste momento tão significativo, o Grupo dos Voluntários da Leitura foi convidado, pela professora titular, a voltar quinzenalmente para poder proporcionar aos alunos mais novos outros momentos de leitura.
No dia 12 de fevereiro o aluno Gustavo Caldeira, n.º 10, do 6.º A. leu para a turma do 4.º ano da professora Leontina Caetano, o livro "Sara, a menina que gostava de chuva", de Tânia Ribas de Oliveira, com ilustrações de Martina Matros, dos Editores Unipessoal Lda.
O momento foi muito agradável para todos e os discentes, muito motivados, participaram no final da sessão. A professora titular informou que a obra se encontra disponível na biblioteca para os leitores que a quisessem reler. Alguns alunos já vieram à biblioteca procurar a obra para lerem.