EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

05/01/2024

Clube Horta Pedagógica

 

Clube Horta Pedagógica

(Educação para a Sustentabilidade)

 

Atualmente, a educação ambiental é um dos tópicos mais importantes a serem absorvidos pelas crianças. Explorar a sua relação com a natureza e os impactos que suas ações podem causar a curto, médio e longo prazo são fundamentais para o desenvolvimento sustentável.

É neste sentido que o projeto de horta escolar se insere. Este projeto aproxima os estudantes da realidade, fazendo com que as crianças e os adolescentes criem hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos. Assim, os alunos poderão vivenciar variadíssimos benefícios dos quais se destacam a produção e consumo de alimentos naturais, atividades ligadas à culinária na escola, troca de conhecimentos, e ainda a facilitação na inserção de assuntos como a economia doméstica e nas escolhas alimentares das crianças, entre outros.

As hortas levam também à inclusão da comunidade escolar, trazendo para o projeto os pais e familiares dos alunos incitando a partilha de saberes. As crianças/jovens apresentam-se assim como multiplicadores de boas práticas, porque levam o que aprendem na escola para o espaço exterior.

Como resultado da implementação do projeto “horta pedagógica” teremos alunos mais conscientes, que levam para a vida ensinamentos ecológicos, amplificando a necessidade de uma mudança de postura que é preciso implantar na sociedade com relação à natureza visando atingir a sustentabilidade.

 

Setembro de 2023

Novembro de 2023

Limpeza do espaço com a colaboração da Junta de Freguesia de Vila Nova de Cacela


A limpeza continua…


Montagem dos canteiros com a colaboração dos alunos do 1ºciclo.

A Cãmara Municipal de Vila Real de Santo António cedeu o material! O nosso muito Obrigado!

 

Planeamento/distribuição dos canteiros com a colaboração dos alunos do 3ºciclo

Terra lavrada

Novembro/Dezembro

Plantação/Sementeira

 

Dezembro

Os primeiros rebentos

 

Preparação das placas de identificação pelo Clube de Artes