EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

04/04/2023

Páscoa

"As origens da Páscoa remontam há milhares de anos, enquanto ritual celebrado por povos ancestrais que a consideravam como uma época que anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera, com a transição de um tempo de escuridão para outro de luz e esperança.

 O nome "Páscoa” teve origem na palavra "Pessach”, que significa "passagem” no hebraico. Esta é uma festa de origem judaica, que comemora a libertação do povo hebreu da escravidão. Com um sentido semelhante de liberdade e esperança, a Páscoa cristã surgiu posteriormente com o intuito de celebrar a ressurreição de Jesus Cristo e a sua passagem da morte para a vida."

"Sendo hoje um evento religioso, curiosamente, alguns dos símbolos da Páscoa atual tiveram origem em elementos herdados de povos pagãos. Para os povos da antiguidade, o ovo representava o nascimento, enquanto o coelho simbolizava a fertilidade e começo de uma nova vida. Estes símbolos, portanto, ecoam desde a ancestralidade."


"Tal como o coelho da Páscoa que simbolizava a fertilidade, os ovos representam uma vida nova. Na realidade, o ovo tem sido por si só um símbolo do mistério que é a vida. Foi o foco do debate filosófico desde o lendário sábio Plutarch, que ficou famoso pela pergunta “Quem apareceu primeiro, o ovo ou a galinha?”

A pintura de ovos faz parte da celebração deste conceito de vida nova e, novamente, antecede o Cristianismo. A tradição da decoração de ovos faz parte de “Nowruz“, o antigo festival de ano novo persa."                                                                                                                               




"Atribui-se às amêndoas o mesmo significado que aos ovos: a representação da fecundidade e renovação. Até porque as amêndoas de açúcar fazem, de certa forma, lembrar pequenos ovos.

 Há quem vá mais longe e encontre na amêndoa uma associação com Jesus que tinha uma natureza divina escondida por detrás da natureza humana que mostrou, acontecendo o mesmo com a amêndoa, que tem o interior e a cobertura.

 Uma das tradições portuguesas de Páscoa era a oferta das amêndoas por parte dos padrinhos aos seus afilhados. Ainda hoje muitas pessoas «dão as amêndoas», ainda que se trate de objetos ou mesmo dinheiro."