O João, ex-aluno da nossa escola, dinamizou, na biblioteca escolar, uma série de sessões de demonstração de resolução de um dos quebra-cabeças mais famosos do mundo.
Na sua bagagem trazia uma série de cubos de várias dimensões e outros puzzles em diferentes formas geométricas: paralelepípedos, cilindros, pirâmides, esferas e outros. É que o conceito expandiu-se e o formato cúbico deixou de ser o único.
Conceitos, compreensão da sequência dos movimentos, mecanismos e estratégias. Uma valiosa contribuição técnica e motivadora, que contemplou os alunos das turmas do 5º e 6º anos, que estiveram acompanhados da professora Aida Viegas.
A equipa da biblioteca agradece em nome de todos os envolvidos, a generosidade e simpatia do João, desejando-lhe muito sucesso no recomeço da sua carreira universitária, prestes a acontecer.
Invenção do húngaro Erno Rubik, o primeiro Cubo foi criado em 1974, após alguns anos de preparação. Rubik era um apreciador de puzzles e queria construir um que fosse tridimensional e que constituísse um desafio maior do que aqueles que existiam até à data.
Em 1980 o Cubo de Rubrik recebeu prémios como o de melhor invenção da Hungria, o de melhor brinquedo na Alemanha, na França, na Inglaterra e nos Estados Unidos da América. Foi exposto no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque em 1981.
(infopédia)