EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

28/09/2021

Cubo Mágico - Truques e dicas de João Silva




O João, ex-aluno da nossa escola, dinamizou, na biblioteca escolar, uma série de sessões de demonstração de resolução de um dos quebra-cabeças mais famosos do mundo.

Na sua bagagem trazia uma série de cubos de várias dimensões e outros puzzles em diferentes formas geométricas: paralelepípedos, cilindros, pirâmides, esferas e outros. É que o conceito expandiu-se e o formato cúbico deixou de ser o único.

Conceitos, compreensão da sequência dos movimentos, mecanismos e estratégias. Uma valiosa contribuição técnica e motivadora, que contemplou os alunos das turmas do 5º e 6º anos, que estiveram acompanhados da professora Aida Viegas.

A equipa da biblioteca agradece em nome de todos os envolvidos, a generosidade e simpatia do João, desejando-lhe muito sucesso no recomeço da sua carreira universitária, prestes a acontecer.





 






Entrega de um diploma de reconhecimento pelo coordenador da biblioteca escolar, professor César Garcia.




Invenção do húngaro Erno Rubik, o primeiro Cubo foi criado em 1974, após alguns anos de preparação. Rubik era um apreciador de puzzles e queria construir um que fosse tridimensional e que constituísse um desafio maior do que aqueles que existiam até à data. 


Depois de ter conseguido inventar o cubo que viria a ter o seu nome, apresentou-o aos seus alunos, na Academia de Arts and Crafts de Budapeste, constatando que provocava um efeito de entusiasmo viciante. Meses mais tarde, foi lançada a ideia de reproduzir o cubo para ser vendido por toda a Hungria.

 A aceitação universal deste invento deu-se essencialmente entre jovens estudantes, que organizaram clubes e competições. Pela dificuldade em solucionar um puzzle como o Cubo, foram publicados vários livros de estratégias.
Em 1980 o Cubo de Rubrik recebeu prémios como o de melhor invenção da Hungria, o de melhor brinquedo na Alemanha, na França, na Inglaterra e nos Estados Unidos da América. Foi exposto no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque em 1981.

(infopédia)